Tecnologia de recarga e posicionamento sem cabo da Mahle é baseada em campo magnético e GPS
A Mahle desenvolveu um sistema de carregamento de baterias de carros elétricos por indução que acaba de ser definido como padrão pela SAE. O equipamento permite que um veículo seja alinhado com precisão acima de uma bobina de recarga posicionada no chão.
SAIBA MAIS:– Mahle desenvolve pacote tecnológico para veículos elétricos– Mahle mira elétricos no país, mas ainda aguarda demanda
A SAE International considera que o equipamento preenche a “última lacuna na padronização do carregamento por indução”. O dispositivo será de padrão global.
Como funciona o carregamento de baterias de carros por indução
Chamado de DIPS, de Differential Inductive Positioning System (algo como Sistema de Posicionamento Indutivo Diferencial em tradução livre), o equipamento usa um campo magnético dentro de uma bobina instalada no chão. Este estabelece automaticamente uma ligação com o ponto de carregamento das baterias à medida em que o veículo elétrico se aproxima.
O carregador atua em conjunto com um sistema de navegação especial na central multimídia do carro. Pelo display, o motorista é orientado a parar o veículo na posição ideal para o carregamento.
Segundo a Mahle, o processo de recarga começa automaticamente. O sistema também é compatível com veículos com itens semi-autônomos, como Park Assist.
Em comunicado, a Mahle diz que tornará o carregamento de baterias de veículos elétricos por indução uma solução “acessível” para toda a indústria. Além disso, a fabricante alemã também diz que vai desenvolver aparelhos móveis do tipo no futuro.