Rota 2030 pode fazer GWM produzir SUV antes de picape no Brasil

Incentivos previstos no Mobilidade Verde abrem caminho para Haval H6 ser o primeiro modelo feito em Iracemápolis

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Incentivos previstos no Mobilidade Verde abrem caminho para Haval H6 ser o primeiro modelo feito em Iracemápolis

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O cronograma de produção da GWM no Brasil pode sofrer alterações. E o motivo principal para isso será o Mobilidade Verde e Inovação, como foi batizado a segunda fase do Rota 2030.

Foi o que afirmou o CCO da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, em entrevista exclusiva à Automotive Business durante o Rio Innovation Week, que aconteceu na primeira semana de outubro. O executivo disse que a nova rodada do programa automotivo brasileiro pode fazer a montadora iniciar a produção de um outro modelo antes da picape Poer em Iracemápolis (SP).

“O Mobilidade Verde vai trazer uma série de estímulos a investimentos em novas tecnologias. O sucesso do Haval, que já traz uma escala maior, mais eventuais programas de estímulo ao investimento no Brasil podem fazer com que mais carros venham para cá e fazer com que a gente lance algum carro antes da picape, que já esteja pronto”, adiantou Oswaldo.


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O executivo reiterou que a montadora está em conversas com o governo em Brasília sobre tais estímulos. 

“Estamos no compasso de entender imposto de importação e estímulo à produção local com outros programas para firmar nosso cronograma, mas a picape é irreversível”, explicou.

Indagado se hoje ja existe um carro pronto para ser feito antes da picape na fábrica do interior paulista, Oswaldo foi categórico: “Sim. Temos condições de produzir antes da picape.”

Haval H6 seria o primeiro GWM produzido no Brasil

O COO da GWM obviamente não adiantou qual carro estaria pronto para entrar em produção antes da Poer. Mas uma fonte ligada à marca chinesa garantiu que se trata do próprio Haval H6.

Isso porque o SUV médio, que é importado em três versões para o Brasil, já estava no radar para produção local. Ao mesmo tempo, a Poer, que, segundo a GWM, traz uma tecnologia híbrida inédita e já preparada para ser flex, ainda não entrou em processo de homologação.

De qualquer maneira, a picape média continua programada para ser produzida em Iracemápolis até o fim de 2024.