Para presidente do conselho administrativo da companhia francesa, disputa entre as duas parceiras deve ser resolvida em breve
A novela entre Renault e Nissan parece não ter fim. Tanto é que você já vem acompanhando por aqui, por este Automotive Business, as idas e vindas da parceria nos últimos meses. No entanto, parece que esse confronto, enfim, vai sair do moroso zero a zero.
De acordo com Jean-Dominique Senard, presidente do conselho administrativo da Renault, a companhia francesa está “confiante” em um acordo com a parceira japonesa. O executivo deu a declaração em entrevista à Reuters nesta terça, 29.
Acordo Renault e Nissan deve mudar drasticamente
Ainda de acordo com a agência, Senard se recusou a responder quando o último capítulo da novela Renault-Nissan irá ao ar. Fontes da indústria dizem que a situação da aliança será resolvida em meados de dezembro. Todavia, no momento, parece mais fácil que França e Japão se encontrem nas semifinais da Copa do Mundo.
As atuais negociações entre Renault e Nissan têm chances de alterar drasticamente a estrutura da aliança. Esta deverá ser a mudança mais radical na estrutura desde a prisão de Carlos Ghosn, em 2018, por autoridades japonesas.
No último Salão de Paris, por exemplo, realizado em outubro, o ministro das finanças da França reforçou que a Renault tem de manter vantagens industriais e tecnológicas sobre a Nissan. Os japoneses, por sua vez, endureceram o jogo – tal qual sua seleção fez com a Alemanha na Copa – e passaram a pedir maior participação na aliança em troca de investimentos em veículos elétricos da parceira europeia.