Picape será vendida em três opções de acabamento e com preços a partir de R$ 105.800
A Renault apresentou nesta terça-feira (12) a nova Oroch. A linha 2023 da picape traz mudanças no design e ganha o motor 1.3 turboflex, que entrega até 170 cv e 27,5 kgfm.
O propulsor, que é o mesmo presente nos SUVs Duster e Captur, está presente apenas na versão topo de linha Outsider. As configurações Pro e Intense seguem com o 1.6 16V SCe aspirado de até 120 cv, associado a um câmbio manual de seis marchas.
A marca francesa não esconde que o posicionamento da Oroch mudou com esta remodelação. O objetivo é concorrer com as picapes da Fiat. A gama da Renault mira em configurações intermediárias e mais caras da Strada (que tem preços entre R$ 103 mil e R$ 120 mil), enquanto a topo de linha quer brigar com a versão de entrada da Toro (a Endurance T270, que parte dos R$ 138.390).
“A Oroch vai buscar cliente das duas (Strada e Toro). Nas versões Pro e Intense o foco está na robustez e na versatilidade de um SUV, enquanto na Outsider o foco, sem dúvida, está na Toro, já que ela é mais leve e traz mais conteúdo na mesma faixa de preço”, disse Bruno Hohmann, vice-presidente da Renault do Brasil.
Veja abaixo as versões e preços da Oroch 2023:
Pro: R$ 105.800Itens de série: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e sistema anti-capotamento.
Intense: R$ 111.300Itens de série: todos da versão Pro, mais roda de liga leve de 16”, central multimídia EasyLink com tela tátil de oito polegadas e conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.
Outsider: R$ 137.100Itens de série: todos da versão Intense mais ar-condicionado digital, sensores crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, retrovisores e maçanetas em preto brilhante, alargadores de para-lama, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium e rodas diamantadas com acabamento em dois tons.
Motor Mercedes
Presente no Duster e Captur, o motor 1.3 da família TCe foi desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz. O câmbio é do tipo CVT simulando oito marchas. No caso da Oroch, o conjunto faz com que a picape acelere de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinja a velocidade máxima de 189 km/h.
Os números de consumo divulgados pela empresa são de 10,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina no tanque. Se o combustível for o etanol, as médias caem para 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l no percurso rodoviário.
O motor 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgfm (ambos com etanol) equipa as versões Pro e Intense. Além de passar por mudanças para atender à nova fase das normas de emissões de poluentes (LEV7), ele foi acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. De acordo com a Renault, a Oroch 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 s e atinge a velocidade máxima de 169 km/h.
Os engenheiros da marca afirmam que a relação da primeira marcha foi encurtada em 9% para “privilegiar a aceleração e a agilidade”, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, “reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada”.
Para auxiliar no consumo de combustível, a picape oferece o sistema start-stop, que promete economia de até 5% no trânsito urbano. Existe também o modo Eco, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado, também para obter um menor consumo.
Design mudou pouco
A primeira atualização visual na Oroch desde sua estreia, em 2015, foi bem discreta. Por fora, a dianteira traz uma nova grade frontal e para-choque redesenhado. As laterais ostentam santantônios novos e rodas de liga leve foram redesenhadas, enquanto a traseira ganhou lanternas com acabamento fumê e tampa da caçamba com o nome Oroch.
A versão Outsider traz ainda molduras plásticas nos para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais. Já a paleta de cores inclui a inédita opção Cinza Lune.
A cabine mudou por completo e trouxe muita coisa do Duster, como o volante de três raios e o painel de instrumentos. Só que as semelhanças param por aí, uma vez que as versões Intense e Outsider exibem a tela da central multimídia em posição elevada, abrindo espaço para um porta-objetos e um carregador de celular por indução no lugar onde normalmente ficaria a tela da central.
Como falamos de uma reestilização, o projeto da Oroch 2023 se manteve inalterado. Isso significa que a boa distância entre eixos de 2,82 metros foi preservada, assim como a caçamba de 1,17 metro de largura e 1,35 metro de profundidade. Além dos oito ganchos de fixação da carga, a Oroch pode levar até 650 quilos e tem capacidade volumétrica de 683 litros.
Picape por assinatura
A nova Oroch poderá ser adquirida por meio do Renault On Demand, o programa de assinatura de veículos da fabricante. Assim como no restante da gama, o plano (que parte de R$ 2.569) inclui os custos de revisões preventivas, troca de peças de desgaste natural, serviços de documentação, seguro completo e serviços de assistência.
Para os frotistas, a Oroch 2023 faz parte do programa de venda de veículos comerciais da marca, chamado de Renault Pro+. Entre os benefícios, a fabricante promete consultoria no momento da compra até a manutenção programada e a assistência de uma rede de 48 concessionárias credenciadas em 19 estados, além do Distrito Federal, com área dedicada exclusivamente à exposição e à manutenção de veículos utilitários.
Além de realizar test drives e possibilitar personalização para a empresa, as revendas prometem ter oficinas especializadas para realização das revisões programadas em até 24 horas.