Fabricante francesa pretende acabar com estratégia de baixo custo difundida anos atrás
A Renault dará início a uma nova estratégia fora da Europa. O CEO da companhia francesa, Fabrice Cambolive, revelou que a marca lançará oito novos modelos até 2027.
O executivo esteve presente na apresentação global do Kardian, realizada no Rio de Janeiro (RJ).
“Além do Kardian, vamos ter cinco novos modelos dos segmentos ‘C’ (médios) e ‘D’. Todos seguirão alguns princípios de nossa estratégia, como manter o DNA da Renault em design e adicionar valor ao complementar nossa oferta”, disse.
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Destes oito modelos, três serão do segmento “C” e dois do “D”, além de dois utilitários – uma picape e um furgão.
Nesta estratégia, a América Latina será um dos quatro hubs globais responsáveis pela produção da nova plataforma CMF-B, ao lado de Turquia, Marrocos e Índia.
Bruno Vanel, VP de performance de produto da marca Renault, deu mais detalhes sobre a base, que já é utilizada na Europa em modelos como o Clio.
“Trata-se de uma plataforma muito flexível e com alto grau de escalabilidade. Ela pode ser aproveitada em uma gama muito ampla de veículos, com comprimento de quatro a cinco metros, incluindo distância entre eixos de quase três metros. Pode ser aproveitada em projetos com motores a gasolina, diesel, flex, gás natural e híbridos, com opções de tração dianteira e quatro por quatro”.
Brasil estratégico para a nova fase da Renault
Neste cenário, o Brasil ocupa papel importante dentro da estratégia da Renault na América do Sul, uma vez que o Kardian fabricado em São José dos Pinhais (PR) será exportado para diversos mercados da região.
O crossover terá o inédito motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 122 cv e torque máximo de 22,4 kgfm. Nas versões mais caras, terá câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.
O design introduz a nova identidade visual da marca, identificada pelo conjunto óptico dianteiro dividido em duas seções. Atrás, as lanternas em formato de “C” invadem a tampa do porta-malas.
A mudança radical na postura da marca faz parte do plano Renaulution, anunciado globalmente há dois anos.
Atualmente na fase denominada “Revolution”, a empresa pretende enterrar de vez a “era Dacia”, marcada por projetos de baixo custo compartilhados com a marca romena, como os bem sucedidos Sandero e Duster.
“Precisamos nos sobressair e ser genuínos”, ressaltou Gilles Vidal, vice-presidente de design da Renault.
Picape conceitual Niagara é brasileira
O chefe de design sintetiza a nova abordagem por meio de um novo carro-conceito. A picape Niagara ainda está em fase de estudo e foi concebida inteiramente no Brasil – daí a escolha de apresentá-la ao mundo no Rio de Janeiro.
Definida como um veículo “robusto e exagerado”, a picape tem elementos parrudos, como os pneus lameiros que calçam as rodas de 18 polegadas. Antecipa uma possível picape de porte intermediário que poderia rivalizar com Fiat Toro e Chevrolet Montana.