Crossover médio elétrico fica posicionado entre SUVs chineses e modelos de marca premium
Em meio à reviravolta recente de posicionamento de carros elétricos, a Renault subiu a régua do seu portfólio EV, mas tenta segurar o preço. A marca francesa apresentou oficialmente o Megane E-Tech, hatch com pinta de crossover, bem equipado e por R$ 279.900 para tentar iniciar nova era no Brasil.
O quarto carro de passeio elétrico da marca no país se posiciona com uma proposta mais premium em uma faixa de mercado bem explorada pelos chineses. O modelo fica posicionado acima do BYD Yuan Plus, e abaixo do Volvo XC40, SUV com imagem mais premium.
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Justamente a maior percepção de valor que a Renault busca no mundo e no Brasil. O Megane E-Tech seria o ponto de partida desta nova fase do plano global Renaulution.
“Queremos mudar a percepção que o brasileiro tem da marca e o Megane E-Tech é a expressão da nova Renault como símbolo de um novo posicionamento no mundo e no Brasil”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da Renault, durante apresentação oficial do modelo nesta quinta, 21.
Megane E-Tech e o novo perfil de consumidor
Nesta lógica, a Renault diz que posicionou o Megane E-Tech de olho no que seria um novo perfil de consumidor de EVs. A fabricante compilou pesquisas de mercado de 2010 com outras mais recentes, de 2023.
Tais estudos apontam, segundo a Renault, que o cliente de carro elétrico agora tem prioridades mais consolidadas. Hoje, por exemplo, o EV seria o primeiro veículo da família, o que demandaria dos usuários também interesse por tecnologia, design e recarga rápida.
Como é o Renault Megane E-Tech
Para tentar agradar esse perfil, o Megane zero combustao é importado da França com motor com o equivalente a 220 cv e 30,6 kgfm. O carro usa a plataforma originalmente elétrica CMF-EV, da Aliança Global entre Renault, Nissan e Mitsubishi.
Os primeiros 100 clientes do lote inicial de 200 carros ganham um carregador residencial do tipo Wallbox. Em aparelhos do tipo AC (de 7,4 a 22 kWh) são duas horas na tomada para ir de 10% a 80% da carga das baterias.
Em equipamentos rápidos do tipo DC (130 kWh) são necessários 36 minutos para obter o mesmo nível de recarga. A autonomia, pelos padrões do Inmetro, é de 337 km.
O carro vem com pacote de assistência à condução, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, faróis de LED dinâmicos (feixe de luz mais largo e longo, conforme a necessidade) e que se adaptam às condições climáticas, reconhecimento de placas de velocidade e retrovisor interno que exibe imagens de uma câmera.
Em breve você vai ler aqui na AB as primeiras impressões ao volante do Renault Megane E-Tech.