Tema é um dos pilares estratégicos da Renault, que elaborou o documento para levar o tema a colaboradores e parceiros de negócio
A Renault lançou sua cartilha de diversidade e inclusão para colaboradores e rede de concessionárias, com reflexões e dicas práticas para conscientização sobre os pilares de gênero, raça e etnia, Pessoas com Deficiência (PcD), comunidade LGBTQI+ e gerações. O material está disponível aqui.
A cartilha explica, por exemplo, a diferença entre os termos “cor/raça” e “etnia” e traz uma lista de expressões racistas que devem ser cortadas do vocabulário, além de números sobre como o impacto da pobreza na população negra no Brasil. Com ilustrações, a Renault esclarece também cada letra da sigla LGBTQI+ e o vocabulário sobre a diferença entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico.
Além da cartilha, no Brasil a Renault desenvolve ações de diversidade há mais de 10 anos com grupos de afinidade temáticos, compromissos públicos e metas – a montadora quer atingir 50% de mulheres na liderança.
Em 2015, foi a primeira montadora a aderir aos WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres) da ONU Mulheres – que atualmente conta com mais de 30 empresas automotivas. Em 2020, a montadora entrou para o Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e no ano se tornou signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Movimento Mulher 360.
O respeito e equidade são a base da estratégia da Renault. “D&I é a forma mais eficiente de diversificar experiência, conhecimento e know-how. Ao diversificar os perfis de nossos colaboradores, maximizamos nossa capacidade de desafiar nossas propostas e torná-las mais eficientes e competitivas”, conforme a cartilha.
Entre as fabricantes de veículos, além da Renault, a Volkswagen conta com cartilha voltada a levar o tema diversidade e inclusão aos concessionários.