Renault Kardian: novo SUV estreia em março com inédito motor 1.0 turbo

Carro será o primeiro modelo nacional da marca equipado com assistências à condução

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Carro será o primeiro modelo nacional da marca equipado com assistências à condução

A Renault realizou a apresentação global do Kardian. O SUV compacto faz sua estreia oficial apenas em 2024, mas já foi exibido mundialmente em evento realizado nesta quarta-feira (24) no Rio de Janeiro. Além do Brasil, o modelo será produzido no Marrocos.

“O novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”, disse Fabrice Cambolive, CEO global da Renault.


VEJA MAIS:– Como a Renault quer recomeçar sua história no Brasil– Vendas globais da Renault sobem 11% no primeiro semestre


O Kardian terá como principal concorrente o Fiat Pulse. Isso não acontecerá por acaso, já que seu projeto também é baseado em um hatchback – no caso, o Dacia Sandero comercializado na Europa. O Pulse, por sua vez, aproveita a base do Argo.

O novo SUV da Renault tem 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,60 metros e o porta-malas tem capacidade volumétrica de bons 410 litros. Já os ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente.

Nova identidade de design e mais requinte por dentro

O Kardian é o primeiro modelo produzido pela Renault fora da Europa a ostentar a nova identidade visual da marca.

Entre os elementos de estilo mais marcantes está o conjunto óptico em LED dividido em duas partes, com as luzes de iluminação diurna na parte superior. O novo logotipo da Renault, que já aparece no Megane E-Tech, também estampa o SUV compacto. Atrás, as lanternas possuem refletores em formato de “C”.

A cabine tem um nível de sofisticação e modernidade até então inéditos na gama Renault no Brasil. Destaque para o painel digital com tela de sete polegadas, que combina com a central multimídia com tela tátil de oito polegadas (bem menor do que algumas telas de 10 polegadas presentes na concorrência) e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios.

O console central elevado possui um porta-objetos com capacidade para oito litros, que integra apoio de braço e quatro entradas USB – duas na frente e outras duas atrás. Há também um espaço dedicado ao carregamento de smartphone por indução.

A alavanca do câmbio é do tipo “joystick”, ou seja, sem uma grade com posições, enquanto o freio de estacionamento é elétrico. 

Haverá cinco opções de cores: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita laranja Energie, esta com teto preto em dois tons. 

O primeiro Renault nacional com ADAS

O SUV compacto será o primeiro carro da Renault fabricado no Brasil a contar com um pacote de assistências à condução (ADAS).

Entre os itens há piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de distância segura, sensor de pontos cegos, câmera com visão em 360 graus e assistente de partida em rampas.

O Kardian também sai de fábrica com seis airbags e controles de estabilidade e de tração.

Um painel com amostras de revestimentos internos e opções de cores estava exposto durante o evento. Nele havia os nomes das possíveis versões do modelo: Evolution, Techno e Iconic, além da Premiere Edition (lá identificada como Launching Edition), série especial em comemoração ao lançamento do Kardian.

Kardian tem motor 1.0 turbo, que faz estreia no país

O motor do Kardian é um 1.0 turbo de três cilindros, que também começa a ser produzido no Brasil. Ele entrega até 125 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com etanol, e é associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Existe a opção de trocas sequenciais realizadas por paddle shifts atrás do volante.

Este conjunto é inédito na América Latina e equipará os futuros modelos da aliança Renault-Nissan. Especula-se que a nova geração do Nissan Kicks será um dos próximos projetos movidos pela nova motorização.