Sinergia entre departamentos de engenharia busca acelerar processo de eletrificação das duas empresas
Renault e Airbus anunciaram na quarta-feira, 30, parceria para desenvolver baterias. A sinergia deve acelerar o processo de eletrificação tanto da montadora francesa quanto da gigante do setor aeroespacial.
Inicialmente, o processo colaborativo tem como objetivo otimizar gerenciamento de energia e reduzir o peso das futuras aeronaves híbridas da Airbus. A longo prazo, a Renault será beneficiada especialmente pela maior autonomia das baterias que serão desenvolvidas. De estado sólido, elas têm, em tese, o dobro de densidade de energia que as baterias de íons de lítio.
O trabalho entre as duas companhias estudará ainda o ciclo de vida das baterias, analisando inclusive reciclabilidade e remanufatura. Dessa forma, tanto Renault quanto Airbus poderão avaliar a pegada de carbono do projeto como um todo.
“A aviação é um campo extremamente exigente em termos de segurança e consumo de energia, assim como a indústria automobilística. Movidos pela mesma ambição de inovar e reduzir a pegada de carbono, nossas equipes de engenharia trabalharão em tecnologias transversais, que permitirão operar aeronaves híbridas e desenvolver os veículos de amanhã”, disse Gilles Le Borgne, executivo da área de engenharia da Renault sobre a parceria com a Airbus.
Renault e Airbus: baterias de estado sólido
Atualmente, o pack mais interessante oferecido pela Renault é o presente no Megane E-Tech. O conjunto de baterias do modelo, que chega a 60 kWh em versões de topo, é composto por níquel, manganês e cobalto. A autonomia do veículo, que chega ao Brasil em 2023, é de 454 km no ciclo WLTP.
O desenvolvimento de novas baterias em parceria com a Airbus pode acelerar a estratégia da Renault de “popularizar” seus veículos elétricos. A montadora francesa quer que seus eletrificados nos próximos anos custem menos que modelos a combustão.
A produção de baterias de estado sólido, bom dizer, ainda é algo incipiente. A Toyota, por exemplo, anunciou em 2021 que pretendia usar a tecnologia em futuros veículos elétricos da empresa. A Solid Power, startup norte-americana focada no segmento, iniciou seu projeto-piloto no início deste ano e, assim que concluídos os testes, se comprometeu a enviar amostras da tecnologia para BMW e Ford.