Renault e Geely oficializam joint venture para fazer motores e transmissões

Nova empresa também deve produzir motores híbridos na América Latina

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Nova empresa também deve produzir motores híbridos na América Latina

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Renault e Geely oficializaram a criação da joint venture de 50/50 que visa a criação de uma nova empresa de tecnologia de motores e transmissões.

A meta é “se tornar líder mundial no desenvolvimento, produção e fornecimento de motores híbridos de ponta e motores a combustão altamente eficientes”. Um acordo de cooperação já havia sido assinado em novembro de 2022.

Aramco deve injetar recursos na nova empresa

A petrolífera saudita Aramco, que assinou uma carta de intenções com as montadoras, avalia a realização de um investimento estratégico na recém-criada empresa.

Segundo comunicado divulgado pela Renault, o aporte da Aramco “vai apoiar o crescimento da empresa e contribuir para atividades-chave de pesquisa e desenvolvimento em torno de soluções de combustíveis sintéticos e motorizações a hidrogênio de futura geração”.


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“Nós não temos tempo a perder na corrida pela descarbonização de indústria automotiva mundial e devemos pensar e agir de forma diferente. Hoje, temos o orgulho de unir nossas forças às de uma grande empresa como a Geely, para criar um novo player capaz de enfrentar este desafio, mudar as regras do jogo e abrir caminho para as tecnologias de motores de combustão interna de baixíssimas emissões”, afirmou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

O presidente do Geely Holding Group, Eric Li, também celebrou o acordo.

“Estamos confirmando nosso compromisso de aproveitar nossa expertise tecnológica e nosso portfólio de marcas na escala do grupo para abrir caminho para um desenvolvimento mais sustentável e a criação de valor, o que vai permitir melhorar a experiência dos clientes”, disse.

Joint venture já tem grandes clientes da indústria

Como forma de se preparar para a criação da nova empresa com a Geely, a Renault já havia criado um braço dedicado ao desenvolvimento de propulsores chamado Horse.

O conselho administrativo da joint venture será formado por partes iguais de representantes de ambas as partes, que serão responsáveis por planejar e executar as estratégias e definir a orientação da empresa.


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Dois centros operacionais cuidarão das atividades, um deles localizado em Madri Espanha) para o Renault Group e outro na Baía de Hangzhou (China), para atender a Geely. Uma equipe executiva ficará baseada na sede da empresa, que deve ser estabelecida no Reino Unido, para “consolidar as operações, desenvolver sinergias e definir os planos futuros”.

A  América Latina também será beneficiada, uma vez que o acordo prevê a produção de motores híbridos no continente.

De olho também em motores a combustão

A Propriedade Intelectual de Renault e Geely serão transferidas para seus respectivos centros operacionais, como forma de auxiliar no desenvolvimento independente das futuras tecnologias. As montadoras estimam que a joint venture poderá oferecer soluções para 80% do mercado global de motores de combustão interna e híbridos.

A previsão é de que, desde o início, a nova empresa seja fornecedora para vários clientes industriais, como Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors.

Futuramente, a Geely Auto e a Renault vão firmar contrato de longo prazo com a joint venture para o fornecimento de motores de combustão interna, híbridos, híbridos recarregáveis e transmissões para automóveis de passeio. Além disso, a empresa fornecerá motores para utilitários leves e desenvolver baterias híbridas para a Renault.