Divisão de carros usados foi a que apresentou o maior crescimento na receita da companhia
A Localiza&Co viu seu faturamento crescer mais de 40% no primeiro semestre, puxado pela receita com a venda de seminovos. A companhia faturou R$ 13,67 bilhões no período, ante R$ 9,59 bilhões de janeiro a junho de 2022, alta de 42,9%.
No primeiro semestre, o braço de venda de seminovos gerou R$ 6,68 bilhões, evolução de 64,2% no comparativo com o mesmo período de 2022. Já o faturamento com aluguel de veículos avançou 27,1%, R$ 6,98 bilhões.
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No segundo trimestre, o faturamento consolidado da companhia foi de R$ 6,84 bilhões, aumento de 34,6%. A venda de veículos seminovos rendeu R$ 3,28 bilhões, alta de 43,4% e o negócio de locação faturou R$ 3,56 bilhões, evolução de 27,4%.
Trimestre desafiador após MP de descontos
Houve um forte crescimento de receita líquida na divisão de gestão de frotas, totalizando R$ 1.603,9 milhões, aumento de 58,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso se deu em função do forte crescimento dos volumes e da diária média, mesmo com o impacto da Medida Provisória 1.175 que resultou em menor compra e implantação de carros entre maio e junho.
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No semestre, segundo a companhia, houve aumento de 29,2% no volume e 58,3% na receita dessa divisão em comparação ao mesmo período do ano anterior. A demanda por aluguel de frotas e assinatura permanece robusta, com aumento do backlog para 21 mil carros no fim do segundo trimestre.
“Tivemos um trimestre bastante desafiador, impactado pela MP, mas ainda assim continuamos firmes em nosso propósito de crescimento com geração de valor. Mantivemos disciplina na alocação de capital e enxergamos uma perspectiva positiva para os nossos negócios”, afirma Rodrigo Tavares, CFO da companhia, em comunicado.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) consolidado ajustado do segundo trimestre foi de R$ 2,49 bilhões, crescimento de 27,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No semestre, a geração de caixa da companhia foi de R$ 5,12 bilhões, alta de 33,8%.
Follow-on reforça caixa da Localiza
Em junho de 2023, a Localiza anunciou oferta pública de ações (Follow-on) no montante total de R$ 4,5 bilhões, com demanda múltiplas vezes superior ao tamanho da oferta. O caixa da companhia fechou o trimestre com R$ 11,1 bilhões.
“Os recursos da oferta de ações contribuem para o fortalecimento da nossa posição competitiva e para a captura de oportunidades em um mercado com amplo espaço de crescimento, especialmente no contexto de redução da curva de juros, que tende a impulsionar o setor de aluguel de carros”, afirmou Tavares.
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A empresa encerrou o segundo trimestre com frota de 587.424 carros, crescimento de 10% na comparação anual, sendo um aumento de 32,4% na divisão de gestão de Frotas e redução de 4,7% na divisão de aluguel de Carros.
“A redução de frota na divisão de aluguel de carros reflete a aceleração do volume de vendas de seminovos, melhorando a utilização global da frota na comparação sequencial”, informou a Localiza.
No segundo trimestre foram comprados 57.110 carros, sendo 32.242 na divisão de aluguel de carros e 24.868 na divisão de gestão de frotas. Segundo a Localiza, com a MP, entre maio e junho a companhia reduziu significativamente o volume de carros comprados, voltando a acelerar as aquisições em melhores condições na última semana de junho, com a extensão da MP a pessoas jurídicas.