Série limitada marca transição da marca para os propulsores de seis cilindros
A Ram Classic acaba de ganhar a série especial R/T. Além da homenagear a linhagem dos modelos da Dodge que fizeram sucesso nos anos 70 (e já é utilizada pela própria marca na versão esportiva da Rampage), a novidade inicia o rito de despedida dos motores V8 nas picapes da fabricante.
VEJA MAIS:– Ram 1500 elétrica tem maior alcance e é mais potente do que rivais
– Picape mais cara do Brasil, Ram 1500 Limited aposta em luxo e tecnologia
A picape usa o mesmo conjunto mecânico da Ram Classic “convencional”. Falo de um 5.7 Hemi V8 com 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo, associado à transmissão automática de oito marchas.
O motor ainda tem uma tecnologia chamada MDS, capaz de desativar metade dos oito cilindros para reduzir o consumo em situações nas quais não são exigidos.
Serão comercializadas apenas 100 unidades, sendo 50 na cor preto Diamond e as outras 50 em vermelho Flame.
Detalhes exclusivos do lado de fora
A Ram Classic R/T tem faróis e lanternas com máscaras escurecidas, além da grade em formato de cruz (referência às picapes Dodge) e o símbolo do carneiro montanhês no lugar do nome da marca por extenso. O capô tem adesivo preto fosco e o logotipo R/T está presente na dianteira e nas faixas verticais que decoram as laterais da caçamba.
Por dentro, há soleiras em aço inoxidável e a plaqueta com a numeração da série. Quem adqurir a picape será presenteado com uma caixa de ferramentas e uma pasta de couro. Dentro dela estarão um certificado de aquisição com o número de chassi do veículo e uma carta assinada por Juliano Machado, vice-presidente da marca Ram para a América do Sul.
Ram Classic tem baixa capacidade de carga
Apesar da vocação esportiva, a Ram Classic ainda é uma picape. Sendo assim, ela tem capacidade volumétrica de 1.424 litros na caçamba e pode rebocar até 3.534 kg. A capacidade de carga, porém, é de apenas 531 kg – praticamente a metade do que leva a Rampage com motor 2.0 turbodiesel.
A lista de equipamentos de série inclui central multimídia com tela de 8,4″ e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som Alpine com 10 alto-falantes e 506 watts de potência, bancos dianteiros com comandos elétricos, aquecimento e ventilação, bancos traseiros rebatíveis, rodas de liga leve de 20″ e escapamento duplo, entre outros.
Picape será uma das últimas V8 da Ram
O status de colecionável, aliás, não se dá apenas pela tiragem limitada. A picape será um dos últimos modelos da Ram a sair de fábrica com motor V8 – a atual 1500 ainda usa o tradicional propulsor Hemi.
Enquanto isso, a Ram Classic R/T será vendida por R$ 359.990 a partir do dia 4 de junho, às 10h. Quando todas as unidades forem comercializadas, a marca já confirmou que as últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes enquanto houver estoque.
Depois disso, a Ram deve seguir os passos da matriz e investir nos motores de seis cilindros. A linha 2025 da 1500 é movida por um 3.0 turbo seis cilindros em linha, que entrega 426 cv e 64,8 kgfm de torque máximo. Em tempo: o conjunto pertence à família Hurricane, da qual também faz parte o 2.0 turbo que equipa a Rampage.