Com o novo negócio, empresa pretende dar mais apoio aos parceiros na descarbonização
A Raízen lançou uma nova marca para atuar no mercado de energia elétrica, com comunicação e identidade próprias. Intitulada Raízen Power, a nova marca é fruto de uma parceria com a aceleradora de negócios Greenz.
A Greenz realizou os estudos e análises de mercado que serviram de base para a Raízen decidir pela criação da nova unidade, bem como o seu conceito, estratégia de posicionamento e identidade visual.
“Estamos muito contentes em lançar nossa nova marca e preparados para atender todo perfil de consumidor a partir da simplificação da oferta, entregando a melhor experiência possível para os nossos clientes, desde o segmento residencial até eletrointensivos”, afirma Frederico Saliba, vice-presidente de Power da Raízen.
– Inscreva seu case de sucesso no Prêmio Automotive Business 2023
De acordo com a Raízen, o lançamento da marca ocorre em meio a projeções positivas para abertura de mercado e a expectativa de avanço em projetos de lei no setor.
Em 2022, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que permite a migração de todos os consumidores de alta tensão para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) a partir de 2024. E estimou que mais de 100 mil unidades de consumo estão aptas à transição.
Há ainda a proposta para a abertura do mercado aos consumidores de baixa tensão, em tramitação no Congresso que, se aprovada, disponibilizará mais de 89 milhões de contas.
VEJA TAMBÉM:
– Rede dá conta de atender frota de carros elétricos no Brasil?
– Novos materiais podem ajudar baterias de carros elétricos a carregarem mais rápido
A Raízen está entre as cinco maiores comercializadoras de energia elétrica do Brasil em volume, com mais de 24 mil clientes. Isso em um mercado onde 81% dos brasileiros gostariam de escolher o seu fornecedor de energia e 90% desejam gerar a própria energia, segundo dados da Abraceel (Associação Brasileiras dos Comercializadores de Energia).
Aposta da Raízen em energia
A Raízen foi criada em 2011 a partir da junção de parte dos negócios de seus acionistas Shell e Cosan. Desde então, a empresa diz ter aumentado significativamente a oferta de produtos sustentáveis para o mercado, incluindo no seu portfólio o etanol de segunda geração (E2G), biogás, biometano e energia proveniente da fonte solar, da biomassa, pequenas hidrelétricas e aterros urbanos.
A aposta da companhia na área de energia elétrica ganhou espaço, a princípio, pela necessidade da Raízen de abastecer suas unidades industriais e postos licenciados. Depois, da necessidade de vender o excedente gerado para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em 2018, essa atuação se expandiu com a aquisição de 70% dos negócios da comercializadora WX Energy e posteriormente, em 2020, a vice-presidência de Energia e Renováveis – agora chamada de VP de Power – foi criada, com a chegada de Frederico Saliba, que até então havia atuado por mais de 20 anos na Shell.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
No ano passado, a companhia também passou a investir no ramo de eletromobilidade por meio do programa Shell Recharge, que lançou estações de carregamento para veículos elétricos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Agora, com a nova marca, a Raízen promete dar mais apoio aos seus parceiros no processo de descarbonização dos negócios.
“Estamos cada vez mais comprometidos em atuar estrategicamente por meio da melhor eficiência, custo e sustentabilidade para o mercado”, complementa o vice-presidente Saliba.