Emanuele Cappellano será diretor operacional da empresa na América do Sul
A saída de Antonio Filosa do comando da Stellantis América do Sul pegou muita gente de surpresa. O executivo, que estava no comando da empresa desde 2021, será o novo CEO global da Jeep a partir de 1º de novembro.
Quem assumirá a vaga deixada por Filosa será Emanuele Cappellano, atualmente CEO para a América do Norte e diretor corporativo e de estratégia do Grupo Marcolin desde 2021.
VEJA MAIS: – Stellantis planeja o maior investimento da indústria automotiva brasileira– Presidente da Stellantis diz que receita para o carro popular é complexa
Emanuele já trabalhou no Brasil e fala Português
Esta não será a primeira passagem do executivo por aqui. Antes disso, Cappellano trabalhou em marcas que hoje fazem parte da Stellantis por 19 anos, sendo quase cinco deles no Brasil.
Entre 2017 e 2021, o italiano foi diretor financeiro da então Fiat Chrysler Automóveis para a América do Sul e diretor da área de serviços financeiros. Emanuele também foi responsável pelo planejamento financeiro entre julho de 2014 e março de 2016.
Durante o período em que esteve no país, Emanuele aprendeu a falar português.
Carreira foi construída na Fiat
O executivo ingressou na Fiat em abril de 2002, quando assumiu o cargo de controlador financeiro júnior. Depois migrou para outras áreas financeiras até assumir a diretoria de finanças da Itália, onde trabalhou no escritório da empresa em Turim.
Cappellano é formado em Economia pela Universidade de Veneza, com mestrado pela Universidade de Turim.