Quem é o executivo que substituirá Antonio Filosa na Stellantis

Emanuele Cappellano será diretor operacional da empresa na América do Sul

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Emanuele Cappellano será diretor operacional da empresa na América do Sul

Imagem de Destaque

A saída de Antonio Filosa do comando da Stellantis América do Sul pegou muita gente de surpresa. O executivo, que estava no comando da empresa desde 2021, será o novo CEO global da Jeep a partir de 1º de novembro.

Quem assumirá a vaga deixada por Filosa será Emanuele Cappellano, atualmente CEO para a América do Norte e diretor corporativo e de estratégia do Grupo Marcolin desde 2021.


VEJA MAIS: – Stellantis planeja o maior investimento da indústria automotiva brasileira– Presidente da Stellantis diz que receita para o carro popular é complexa


Emanuele já trabalhou no Brasil e fala Português

Esta não será a primeira passagem do executivo por aqui. Antes disso, Cappellano trabalhou em marcas que hoje fazem parte da Stellantis por 19 anos, sendo quase cinco deles no Brasil.

Entre 2017 e 2021, o italiano foi diretor financeiro da então Fiat Chrysler Automóveis para a América do Sul e diretor da área de serviços financeiros. Emanuele também foi responsável pelo planejamento financeiro entre julho de 2014 e março de 2016. 

Durante o período em que esteve no país, Emanuele aprendeu a falar português.

Carreira foi construída na Fiat

O executivo ingressou na Fiat em abril de 2002, quando assumiu o cargo de controlador financeiro júnior. Depois migrou para outras áreas financeiras até assumir a diretoria de finanças da Itália, onde trabalhou no escritório da empresa em Turim.

Cappellano é formado em Economia pela Universidade de Veneza, com mestrado pela Universidade de Turim.