Strada e Polo lideram ranking com presença forte de SUVs e decepções nas estreias do ano
O filme é o mesmo há três anos. Desde 2021, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil. A picape leve fechou o ano passado como o carro mais vendido de 2023 entre automóveis de passeio e comerciais leves, com 120.600 emplacamentos.
VEJA MAIS:– Radar Podcast: 5 vitórias do setor automotivo em 2023 que terão efeito em 2024– Entenda as principais mudanças entre o Rota 2030 e o Mover
A surpresa foi o Volkswagen Polo, que emplacou 111.242 unidades e foi o carro de passeio mais vendido do país. Embalado pela estreia do Polo Track, o hatch superou o Chevrolet Onix, que acumulou 102.043 emplacamentos.
T-Cross foi o SUV mais emplacado de 2023
O Hyundai HB20 foi o quarto carro mais vendido do Brasil em 2023, com 88.905 unidades emplacadas. Ficou à frente do Chevrolet Onix Plus, que completou o top 5, com 74.887 unidades.
Entre os 10 modelos mais emplacados do país, o Volkswagen T-Cross (72.441) se tornou o SUV mais comercializado do mercado brasileiro, superando com folga o seu arquirrival Chevrolet Tracker (66.643), que foi também o 9º carro mais vendido no ranking geral de 2023.
Se a análise contemplar os 15 veículos mais emplacados, o destaque para as marcas vai para a Fiat, que teve quatro modelos (Strada, Mobi, Argo e Toro) entre os mais comercializados. Esse feito ajudou a marca a garantir mais um ano como líder de mercado, com quase 22% de participação.
Lançamentos do ano têm desempenhos distintos
Algumas importantes estreias tiveram resultados diferentes no ano passado.
A nova geração da Chevrolet Montana, que virou uma picape cabine dupla e trouxe refinamentos vindos do Tracker, não teve o sucesso esperado pela Chevrolet. No ano, o modelo foi apenas o 25º colocado, com 30.018 emplacamentos.
O volume fez a Montana ficar atrás até da VW Saveiro, que, mesmo com uma discretíssima renovação visual e nenhuma novidade significativa, emplacou 46.600 unidades e fez frente à rival da GM.
Outra novidade da categoria de picapes foi a Ram Rampage. Apesar de ter sido lançado oficialmente apenas no segundo semestre, o modelo garantiu presença no top 50, com 8.637 unidades emplacadas.
A Rampage ficou à frente justamente de Nissan Frontier e VW Amarok, duas picapes médias com as quais ela acaba brigando no preço.
Por fim, a chinesa GWM iniciou suas operações com a marca Haval. Com o H6, que está à venda em duas opções de carroceria e com motorizações híbrida e híbrida plug-in, a fabricante assegurou o 44º lugar, com 10.704 unidades emplacadas.
Os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2023
- 1º) Fiat Strada: 120.600
- 2º) Volkswagen Polo: 111.242
- 3º) Chevrolet Onix: 102.043
- 4º) Hyundai HB20: 88.905
- 5º) Chevrolet Onix Plus: 74.887
- 6º) Fiat Mobi: 73.428
- 7º) Volkswagen T-Cross: 72.441
- 8º) Fiat Argo: 66.717
- 9º) Chevrolet Tracker: 66.643
- 10º) Hyundai Creta: 65.817
- 11º) Renault Kwid: 63.317
- 12º) Jeep Compass: 59.106
- 13º) Volkswagen Nivus: 52.103
- 14º) Fiat Toro: 51.303
- 15º) Nissan Kicks: 50.778
- 16º) Honda HR-V: 48.054
- 17º) Jeep Renegade: 47.389
- 18º) Volkswagen Saveiro: 46.600
- 19º) Toyota Hilux: 46.200
- 20º) Fiat Pulse : 45.808
- 21º) Toyota Corolla: 42.925
- 22º) Toyota Corolla Cross: 42.071
- 23º) Fiat Fastback: 40.404
- 24º) Hyundai HB20S: 30.281
- 25º) Chevrolet Montana: 30.018
- 26º) Peugeot 208: 28.629
- 27º) Volkswagen Virtus: 27.094
- 28º) Citroën C3: 26.578
- 29º) Renault Duster: 26.506
- 30º) Chevrolet S10: 25.967
- 31º) Toyota Yaris: 23.339
- 32º) Fiat Fiorino: 21.864
- 33º) Toyota Yaris Sedan: 20.571
- 34º) Ford Ranger: 20.353
- 35º) Chevrolet Spin: 20.314
- 36º) Jeep Commander: 19.874
- 37º) Toyota SW4: 16.006
- 38º) Volkswagen Taos: 15.986
- 39º) Caoa Chery Tiggo 5X: 14.400
- 40º) Renault Oroch: 12.734
- 41º) Mitsubishi L200 Triton: 12.644
- 42º) Honda City: 11.842
- 43º) Honda City Hatch: 10.802
- 44º) GWM Haval H6: 10.704
- 45º) Renault Master: 10.611
- 46º) Caoa Chery Tiggo 8: 9.545
- 47º) Nissan Versa: 8.859
- 48º) Ram Rampage: 8.637
- 49º) Nissan Frontier: 8.388
- 50º) Volkswagen Amarok: 7.978