Pulse, primeiro SUV da Fiat, chega ao mercado por R$ 79.990

Modelo produzido em Betim será vendido no País em três versões

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Modelo produzido em Betim será vendido no País em três versões

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A Stellantis apresentou ao mercado nesta terça-feira, 19, o novo modelo SUV que integra a sua gama no País, o Fiat Pulse. Produzido na fábrica de Betim (MG), o veículo está disponível nas concessionárias em três versões, com preços que variam de R$ 79.990, na versão de entrada, até R$ 115.990, na versão topo.

O modelo representa a primeira incursão de um veículo Fiat no universo dos utilitários compactos. Seu desenvolvimento e produção consumiram parte do ciclo de investimento de R$14 bilhões até 2022 que a fabricante anunciou para a região em 2018, ainda como FCA e sob a gestão de Sergio Marchionne.

O Pulse, construído sobre a novíssima plataforma MLA, teve forte participação da equipe de engenharia brasileira em sua concepção, sobretudo em seu desenho, e deverão ser construídos sobre ela os futuros modelos da marca. O modelo chega às linhas de produção momento de forte pressão criada pelo desabastecimento de componentes e abertura de lay-off na fábrica de Betim.

A empresa não comentou o assunto durante a apresentação online transmitida desde Trancoso (BA). De qualquer forma, o modelo já está à venda via internet e foi possível perceber durante o evento que alguns modelos estão presentes no showroom de concessionárias em Pernambuco, Goiás e São Paulo.

A montadora, por outro lado, confirmou que o Fiat Pulse será exportado para mercados na América do Sul. “O veículo foi desenvolvido para o Brasil e demais mercados na América do Sul. Estará em breve na Argentina, [falta] só uma questão de equacionar o timming correto para o lançamento em outros países”, disse Herlander Zola, diretor da marca Fiat na América do Sul.

As versões do Pulse são três, a de entrada Drive, a intermediária Audace e a topo de linha Impetus. A Drive, com R$ 79.990 de preço de tabela, terá três variações em termos de motorização e transmissão. Uma com câmbio manual, outra com câmbio automático CVT e outra equipada também com este tipo de câmbio, mas  com motor turbo flex. As duas primeiras variantes terão motor 1.3 flex Firefly.

A versão Audace, R$ 107.990, é equipada com motor turbo flex e caixa de câmbio CVT. Dentre os itens de série estão câmera traseira em alta definição, carregador wireless, partida remota via chave, aletas para mudança de marcha no volante e pacote de assistência que tem o AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto).

A versão Impetus, R$ 115.990, tem motor turbo flex e transmissão CVT. Traz bancos revestidos em couro, painel digital de 7”, faróis de neblina, sistema de navegação GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico, roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e sensor de estacionamento dianteiro.

O motor Turbo 200 Flex gera 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv com gasolina. O turbocompressor do modelo é fornecido pela BorgWarner.

A central multimídia de 10,1 polegadas é igual à da picape Fiat Toro, mas na posição horizontal. Ela incorpora o Fiat Connect Me, plataforma de serviços da marca, que faz parte do Cart, recurso de e-commerce da Stellantis, pelo qual é possível pedir comida, abastecer em postos ou pagar o estacionamento, entre outras facilidades.