Fábrica de pastilhas de freios da Federal-Mogul em Sorocaba passa a ser controlada pela Fras-le
A Fras-le, fabricante de pastilhas e lonas de freios do grupo das Empresas Randon, informa que recebeu aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para comprar participação majoritária de 80,1% da fábrica da Federal-Mogul em Sorocaba (SP), que ainda ficará com 19,9% da unidade que adquiriu da Honeywell em 2014 (leia aqui). As empresas não informaram os valores envolvidos na transação que foi anunciada como uma joint venture em dezembro passado (leia aqui) e dependia da anuência do órgão brasileiro de regulação da concorrência.
A Fras-le passa a controlar o desenvolvimento, a fabricação e distribuição de componentes de freios produzidos em Sorocaba ou fornecidos por outras unidades da Federal-Mogul Motorparts. A planta produz componentes das marcas Jurid e Ferodo tanto para o fornecimento direto a fabricantes de veículos leves como para o mercado de reposição no Brasil e em toda a América do Sul.
Desde a segunda-feira, 8, a joint venture passou a operar com o nome Jurid do Brasil Sistemas Automotivos Ltda., mantendo sua base em Sorocaba, nas mesmas instalações anteriormente operadas de forma independente pela Federal-Mogul. A Fras-le fornecerá à fábrica suas tecnologias de produção e usará instalações de engenharia e teste existentes na sede em Caxias do Sul (RS) para o desenvolvimento de produtos.
Com o negócio a Fras-le ganha maior participação no mercado de pastilhas e lonas para automóveis e comerciais leves, adicionando novos componentes ao seu portfólio mais especializado para caminhões, ônibus e carretas. “Juntos, por meio desta joint venture, nossas empresas oferecerão produtos e serviços tecnicamente avançados a nossos respectivos clientes de OE (fabricantes) e uma gama mais ampla de produtos e marcas para o mercado de reposição na América do Sul”, disse Anderson Pontalti, diretor geral da Fras-le Brasil, América do Norte e Ásia. “Vemos o negócio como um avanço significativo em nossa capacidade de atender as necessidades emergentes de nossos clientes, particularmente no segmento de veículos leves, em toda a América do Sul”, acrescentou.