Fras-le assina acordo para comprar a Fremax/Jofund

Linha de produtos da Fremax vai complementar portfólio da Fras-le

Redação AB

Redação AB

Linha de produtos da Fremax vai complementar portfólio da Fras-le

Imagem de Destaque

A Fras-le assinou na quinta-feira, 9, acordo para comprar a Jofund S.A., dona da marca Fremax de discos e tambores de freios para veículos leves. O negócio amplia significativamente e complementa o portfólio de produtos da fabricante de pastilhas e lonas de freios que pertence ao grupo Empresas Randon. O valor da transação não foi divulgado e a Fras-le informou em comunicado que conclusão da aquisição está condicionada à aprovação das autoridades concorrenciais e dos acionistas da empresa, o que deve ocorrer em assembleia geral extraordinária a ser agendada.
Segundo a empresa compradora, a compra faz parte de seu projeto de expansão nacional e internacional. A transação deverá adicionar 2,5 mil referências de peças Fremax ao portfólio de 14 mil da Fras-le, além de somar mais uma fábrica, em Joinville (SC), à rede de produção da fabricante de pastilhas e lonas, que já tem plantas no Brasil, Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia.
A Jofund/Fremax emprega 580 funcionários e teve faturamento registrado em 2017 de R$ 188 milhões, com fornecimento de cubos de roda e discos e tambores de freio leves para montadoras e mercado de reposição. Assim como a Fras-le, destina parte relevante da sua produção ao mercado externo, com centros de distribuição na Argentina e Holanda.
“Esta aquisição cria condições muito favoráveis para prosseguirmos em nossa trajetória de crescimento”, afirma em comunicado Sérgio de Carvalho, CEO da Fras-le. “É significativa a sinergia entre os negócios de discos de freios e pastilhas, o que permitirá ampliação da oferta de produtos e melhor atendimento às necessidades do mercado”, avalia.
A nova aquisição segue o ritmo de maior expansão da história da Fras-le, que em 2017 efetivou importantes aquisições e associações no exterior, envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados indiano e vizinhos de Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Também duplicou a fábrica da China e instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia. No Brasil, assumiu o controle da Jurid, em Sorocaba (SP), ampliando a fabricação e distribuição de produtos de freio para veículos leves.
Além de fábricas no exterior, a Fras-le tem centros de distribuição na Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Colômbia, e mantém operações comerciais no Chile, México, Emirados Árabes e África do Sul. Seus produtos são vendidos atualmente em 126 países.