Aptiv de Paraisópolis, em Minas, completa 30 anos

Fábrica inaugurada em 1988 emprega 1,4 mil colaboradores

Redação AB

Redação AB

Fábrica inaugurada em 1988 emprega 1,4 mil colaboradores

Imagem de Destaque

A fabricante de sistemas de distribuição e cabos Aptiv comemora 30 anos de sua unidade de Paraisópolis (MG). A planta tem 1,4 mil funcionários e produz itens para automóveis, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas.
De acordo com a Aptiv, a fábrica tem 20,6 mil metros quadrados de área construída e opera em dois turnos. A capacidade produtiva é suficiente para suprir diariamente 4.550 veículos leves, mais 345 pesados e máquinas agrícolas. A fabricação de cabos teve início em 2007 e pouco depois, em 2010, a Aptiv inaugurou uma fábrica-satélite em Conceição dos Ouros, também em Minas Gerais.
Um dos destaques da planta de Paraisópolis é o processo de crimpagem, conexão do terminal ao cabo. Ele exige equipamentos adequados e alto controle de qualidade. Outros produtos que demandam maior grau de especialização são os cabos e chicotes elétricos para colheitadeiras e tratores.
Desde 2016, a Aptiv utiliza um sistema autônomo de abastecimento dentro da linha de montagem de Paraisópolis. O projeto foi desenvolvido em parceria com alunos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). O transportador é semelhante ao utilizado por montadoras e abastece as máquinas de corte.