No mês de maio foram montadas mais de 155 mil unidades no Polo Industrial de Manaus
O segmento de duas rodas continua a rotina de celebrar números. Segundo a Abraciclo, entidade que representa o setor, maio registrou o melhor mês do ano em termos de produção de motos.
O balanço apresentado pela entidade nesta quarta, 14, mostra que mais de 155 mil unidades de motos saíram das linhas de produção do Polo Industrial de Manaus (AM) em maio. O número representa alta de quase 20% em relação ao mesmo mês de 2022 e de 32%, na comparação com abril deste ano.
LEIA MAIS:
– Indústria de motos passa do meio milhão de unidades no 1º quadrimestre
– Venda de motos fechará 2023 com crescimento de quase dois dígitos
De quebra, de acordo com a Abraciclo, esse foi o melhor maio desde 2012. Naquela ocasião, a produção de motos atingiu 171 mil unidades montadas na capital amazonense.
No acumulado do ano são quase 670 mil motos fabricadas. O volume anotado é 17% maior que o registrado no janeiro a maio de 2022.
Vendas de motos também seguem em alta
As vendas do mercado de duas rodas também mantêm o ritmo de crescimento. Foram mais de 161 mil motocicletas emplacadas, 21,1% a mais que o mesmo mês do ano passado e 33,5% superior em relação a abril.
Para o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, o desempenho do setor em maio pode ser creditado à normalização das linhas de produção de motos. E também aos 22 dias úteis do mês, quatro a mais do que em abril.
“Tivemos um mês cheio em maio, o que nos permite equilibrar melhor a oferta e a demanda por motocicletas. O bom desempenho das vendas é um reflexo da curva de produção nas unidades fabris que tiveram produção plena em abril. Dessa forma, estamos reduzindo eventuais filas de espera”, acredita o executivo.
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
O segmento de street continua dominante na participação de mercado. A categoria respondeu por mais da metade (53%) das vendas de motos em maio. Na sequência vem as trail (18%) e motonetas (12%).
Além disso, as motocicletas de baixa cilindrada foram novamente as mais emplacadas no mês, com mais de 131 mil unidades e 81,5% de market share. Mesmo assim, as de média cilindrada registram alta de 41% nas vendas e responderam por 15% do mercado, enquanto as de alta cilindrada cresceram 32% nos licenciamentos e fecharam maio com 3% de mix.