Produção de caminhões despenca quase 40% com Euro 6

Segundo Anfavea, quase metade das vendas de caminhões no ano passado foi de veículos produzidos em 2022

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Segundo Anfavea, quase metade das vendas de caminhões no ano passado foi de veículos produzidos em 2022

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A produção de caminhões despencou no ano passado. As novas regras de emissões, o Proconve 8 – equivalente ao Euro 6 -, aumentou os custos em torno de 30%, o que fez com que somente 53% do volume produzido em 2023 foi emplacado no mesmo ano. Historicamente, este indicador é de 77%, segundo a Anfavea. 

De acordo com os dados, foram produzidos 100,53 mil caminhões, queda de 37,9% em relação ao volume de 2022. Em dezembro, a produção alcançou 8,26 mil unidades, recuo de 43,5% no comparativo com o último mês de 2022. 


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“O segmento de caminhões passou por um dos momentos mais difíceis da história recente. O mercado, apesar de ter ido bem no primeiro semestre, consumiu os veículos que estavam em estoque, que foram produzidos em 2022”, disse Marcio Leite, presidente da Anfavea. 

As vendas de caminhões em 2023 tiveram um desempenho “melhor” do que a produção. Segundo a Anfavea, foram licenciadas 108,02 mil unidades, recuo de 14,7% no comparativo com os emplacamentos de 2022. Em dezembro, foram vendidos 10,34 mil veículos, retração de 17,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

Ano de retomada na produção de caminhões

“Todo esse estoque de caminhões prejudicou a produção em 2023. Para se ter uma ideia, fechamos 2022 com um estoque de 60 mil veículos e ao final do ano passado, 38 mil caminhões. As vendas de caminhões em 2023, foi em sua maioria, de veículos produzidos em 2022”, ressaltou o dirigente. 

Para 2024, a Anfavea aposta em uma melhora no segmento de caminhões, pois, com a queda da taxa básica de juros (Selic) e novos programas de investimentos em infraestrutura (como o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC), o mercado pode ser impulsionado. 

“O PAC impacta diretamente no crescimento deste setor, além é, claro, do agronegócio. A nossa expectativa é de retomada, não sabemos se será para o nível antes da pandemia, mas será um ano de recuperação”, disse Leite. 

Em ônibus, venda de urbanos puxa o segmento

Já o segmento de ônibus teve comportamento diferente do de caminhões. Apesar de queda na produção, as vendas desses veículos cresceram em 2023 puxadas pelos emplacamentos de urbanos. 

No ano passado, foram vendidos 20,43 mil unidades, volume 17,7% superior ao apurado em 2022. Já a produção, de acordo com os dados, caiu 35,2%, passando de 31,77 mil unidades para 20,59 mil ônibus em 2023.