Segundo estudo da RMI, valor do componente poderá chegar a US$ 60 por quilowatt-hora
Um estudo conduzido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) mostrou que o preço das baterias de veículos elétricos terá o mesmo preço das baterias para veículos com motor de combustão em 2024, na Europa, e em 2026, nos Estados Unidos. O levantamento também indicou que os veículos elétricos responderão por dois terços das vendas globais em 2030.
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As baterias são caras e representam cerca de 40% do preço de um veículo elétrico. Um custo que, até agora, reflete muito no preço final desses veículos, os tornando inacessíveis a muitos consumidores no mundo.
O relatório do instituto projeta que os custos das baterias devem cair pela metade nesta década, de US$ 151 por quilowatt-hora (kWh), em 2022, para entre US$ 60 e US$ 90 por kWh. O que tornará os modelos elétricos “pela primeira vez tão baratos para comprar quanto carros a gasolina em todos os mercados até 2030″, conforme o estudo.
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A queda, segue o estudo, se dará porque as montadoras passarão a investir mais em novos materiais que compõem as baterias, além de outros sistemas ligados ao componente.