Nova versão, prometida para o Brasil em 2025, é o modelo mais potente produzido em série na história da marca
A Porsche apresentou na Alemanha o Taycan Turbo GT. Assim como os demais modelos da gama que carregam o sobrenome Turbo GT, o Taycan não economiza quando o assunto é desempenho.
São nada menos do que até 1.108 cv com o controle de largada ativado, podendo chegar aos 1.273 cv no modo Attack. Com esses números, o Porsche deve fazer frente ao Tesla Model S Plaid, cuja potência é de 1.035 cv.
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O modo despeja 120 kW (ou 163 cv) extras por 10 segundos ao toque de um botão. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida que a Porsche utiliza no campeonato mundial de Fórmula E.
Quando acionado, o modo dispara um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e uma animação com anéis surge no velocímetro.
Menos de 7 segundos para chegar aos 200 km/h
Frente ao Taycan Turbo S, o novo modelo é até 75 kg mais leve. Isso faz com que o carro elétrico acelere de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos. Para ir de 0 a 200 km/h, o veículo leva apenas 6,6 segundos, tempo este que cai para 6,4 segundos com o pacote Weissach. Segundo a Porsche, esse tempo chega a ser até 1,3 segundo mais rápido que o Taycan Turbo S.
A velocidade máxima é de até 305 km/h quando equipado com o pacote Weissach. Este inclui defletores de ar na parte inferior do carro e um novo difusor dianteiro. Atrás, o veículo possui uma asa fixa com acabamento em fibra de carbono.
Não há banco traseiro nem o relógio analógico do pacote Sport Chrono. Todos os tapetes são removidos e se usa menos material de isolamento. Vidros especiais isolantes de som e calor e o pacote de som Plus (que não tem alto-falantes traseiros) também economizam peso.
Recordista em Laguna Seca e Nürburgring
O Taycan Turbo GT com o pacote Weissach já é o detentor do recorde de volta mais rápida realizada por um carro elétrico fabricado em série em dois circuitos míticos.
Em Laguna Seca, nos Estados Unidos, o veículo cravou um tempo de 1mil27s87, enquanto em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, a melhor volta foi de 7mil07s55. Neste segundo caso, o tempo foi 26 segundos mais rápido do que o realizado pelo mesmo piloto com um Taycan Turbo S Sport em agosto de 2022.
Diversas peças são de fibra de carbono, como os acabamentos das colunas B, as capas superiores dos espelhos retrovisores e os apliques laterais das saias. Os bancos dianteiros do tipo concha são feitos em CFRP e a tampa traseira não possui a função de fechamento elétrico para deixar o carro mais leve.
Em situações de pilotagem esportiva, a suspensão distribui de forma equilibrada a carga nas rodas. Por falar nelas, o conjunto é feito de liga leve e tem 21 polegadas, trazendo raios usinados em relevo que economizam peso e ventilam os discos de freio.
Freios de cerâmica são itens de série
O Taycan Turbo GT sai da fábrica com freios cerâmicos. Baseado no Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), o sistema foi otimizado do ponto de vista de peso.
Mudanças no design na câmara do disco de freio e no alojamento da pinça, pintada na cor dourada, resultam em uma economia superior a dois quilos no peso total.
O spoiler dianteiro com aletas aerodinâmicas é exclusivo do Taycan Turbo GT. Já o spoiler traseiro é adaptativo e possui borda destacável com flaps, cujo acabamento simula fibra de carbono.
Seis cores exteriores estão disponíveis, incluindo as novas opções de pintura Pale Blue Metallic e Purple Sky Metallic. Essas são reservadas exclusivamente para o modelo por um ano.
O Taycan Turbo GT tem lançamento confirmado no Brasil para 2025, juntamente com a nova geração do Taycan. Preços e versões ainda não foram divulgados pela fabricante.