Por picape Montana, Marelli investe R$ 150 milhões em fábrica de Hortolândia

São produzidos na unidade componentes para o painel e o cockpit do utilitário da General Motors

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

São produzidos na unidade componentes para o painel e o cockpit do utilitário da General Motors

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A Marelli inaugurou na segunda-feira, 23, uma nova linha de produção na fábrica que mantém em Hortolândia (SP). Já são produzidos ali painéis e componentes de acabamento interior para o segmento OEM – de fornecimento de componentes originais para as montadoras de veículos. O investimento foi de R$ 150 milhões.

Na unidade serão produzidos, por ora, os cockpits que equipam a picape Chevrolet Montana, que entrou em produção regular este mês na fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP).

O ritmo da nova unidade para atender a GM é de 62 mil painéis/ano, cerca de um terço da capacidade total da unidade, que é de 180 mil peças anuais. A Marelli envia os componentes do cockpit à montadora, que faz a montagem final do conjunto em São Caetano (SP).

A construção da fábrica de interiores começou em maio de 2019, segundo Carlos Eduardo Smith, diretor-geral da unidade. Houve uma parada nos trabalhos por causa da pandemia, e a atividade foi retomada em 2021..

A unidade de interiores de Hortolândia é composta basicamente por três áreas: injeção de termoplásticos, montagem e pintura. Foram contratados 110 funcionários, 80 para a área de produção.

Afora as demandas da GM, a Marelli mantém uma unidade de produção de interiores em Resende (RJ), dentro do complexo industrial da Nissan, onde já forneceu componentes para os modelos March, Versa e, agora, o Kicks.

Novo cockpit entra em produção em 2025

De acordo com Carlos Smith, a ideia é seguir atendendo localmente a Nissan, mas isso não impede, por exemplo, que a unidade de Hortolândia venha a produzir componentes para atender aquela operação.

Como tem mais espaço, a fábrica do interior de São Paulo poderá produzir mais e para outras fabricantes. Até 2025, segundo o executivo, um novo projeto de interior veicular será produzido ali, o que demadará investimento adicional de cerca de R$ 90 milhões. A montadora envolvida no negócio ainda está sob sigilo.

Esta é a primeira operação na área de interiores que a Marelli realiza já com a equipe da Calsonic Kansei integrada. Vale lembrar que a Marelli é fruto de um negócio que envolveu a aquisição da Magneti Marelli pela fabricante japonesa.