Organização avaliou 12 sistemas de assistência ao condutor e marca de Elon Musk aparece em sétimo
Com o piloto automático adaptativo, os carros já são capazes de acelerar sozinhos, mudar de faixa ou frear. Cada vez mais, vários e diferentes modelos incorporam o dispositivo também conhecido como ACC, sigla em ingês para controle de cruzeiro adaptativo.
Porém, os equipamentos estão longe de serem totalmente autônomos e seguros. É o que diz a Customer Review, organização sem fins lucrativos que testa produtos e serviços.
Piloto automático da Ford bem à frente da Tesla
Foram avaliados 12 sistemas de ACC de diferentes marcas. O da Ford se saiu melhor, enquanto a Tesla, que faz muito alarde em cima do seu piloto automático adaptativo, decepcionou.
Os equipamentos foram testados em cinco categorias específicas: capacidade e desempenho, manter o motorista atento, facilidade de uso, clareza quando é seguro de usar e a falta de resposta do motorista.
Quem se saiu melhor no teste do piloto automático
O Ford BlueCruise foi considerado o melhor sistema (84 pontos), seguido do Cadillac Super Cruise (75 pontos). O Mercedes-Benz Driver Assistance é o 3º colocado (71 pontos). Com menos de 70 pontos, aparecem os sistemas da BMW, Toyota, Volkswagen e Audi. Confira a avaliação completa.
Os sistemas Ford e Cadillac receberam a maior classificação por serem os únicos que utilizam monitoramento direto do motorista por câmeras infravermelhas, apontadas para o rosto do condutor para garantir que ele mantenha os olhos na estrada.
Em caso de desatenção, é emitido um alerta sonoro. Se o motorista demorar a responder, o sistema automaticamente desacelera o carro.
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Para os especialistas de segurança da Customer Review, esse monitoramento é fundamental para a segurança de qualquer sistema de assistência à condução. A maioria das montadoras, no entanto, exige apenas que o motorista mantenha as mãos ao volante de vez em quando, o que não é totalmente seguro.
“Se uma montadora vai equipar um carro com o sistema, ela deve colocar proteções adequadas – ou não incluir assistência de centralização na faixa e controle de cruzeiro adaptativo”, disse a gerente de tecnologia de veículos da CR, Kelly Funkhouser.
A executiva aponta que alguns sistemas demoram a interagir com o motorista quando não há resposta. “Em nossos testes, tanto a Mercedes-Benz quanto a Tesla permitiram que o motorista dirigisse na rodovia sem usar as mãos por cerca de trinta segundos antes que o primeiro alerta sonoro fosse dado. Isso significa que o carro pode percorrer mais de 800 metros em uma rodovia sem o motorista prestar atenção.”
Piloto automático da Tesla entre os últimos
O pioneiro Autopilot da Tesla caiu da segunda posição, em 2020, para 7º colocado agora. Justamente por não mudar suas principais funcionalidades desde quando foi lançado. Com 61 pontos, o sistema da Tesla deixou a desejar, principalmente, nos quesitos de manter atenção do motorista e agir quando não há resposta do motorista.
“Depois de todo esse tempo, o piloto automático ainda não permite a direção colaborativa e não tem um sistema eficaz de monitoramento do motorista. Enquanto outras montadoras desenvolveram seus sistemas, a Tesla simplesmente ficou para trás”, disse o diretor sênior de autoestes da CR, Jake Fisher.
Nos EUA, a montadora é alvo de uma série de investigações por acidentes fataisenvolvendo o seu piloto automático. Recentemente, um engenheiro confirmou ainda que o Autopilot nunca foi capaz de pilotar totalmente sozinho, como divulgava um vídeo da Tesla.
O sistema da Tesla, Ford e Mercedes-Benz foram bem avaliados nas entradas de direção suaves e desempenharam bem a função de manter o carro no centro da pista, tanto em estradas retas quanto nas curvas.