Peugeot importa 5008, SUV de 7 lugares

Primeiro lote importado tem 250 unidades. Peugeot quer vender 150 unidades/mês este ano.

Redacao AB

Redacao AB

Primeiro lote importado tem 250 unidades. Peugeot quer vender 150 unidades/mês este ano.

Imagem de Destaque

Reportagem atualizada em 20/3, às 15 horas.
A Peugeot está ampliando seu time de utilitários esportivos no Brasil com o 5008. Ele vem da França em duas opções, Griffe e Griffe Pack. Ambas têm sete lugares. Até o fim de março o SUV será vendido com preços promocionais entre R$ 154.990 e R$ 163.990. “Trouxemos 250 carros neste primeiro lote. Acreditamos em 150 unidades por mês até o fim do ano”, afirma a diretora geral das marcas Peugeot, Citroën e DS no Brasil, Ana Theresa Borsari.
O 5008 utiliza motor 1.6 THP, com turbo, injeção direta de gasolina e 165 cavalos. O câmbio automático tem seis velocidades e aletas para trocas de marcha atrás do volante. O carro é montado sobre a plataforma EMP2. Ao lado dele nas concessionárias estarão o 3008, também importado da França e produzido sobre a mesma plataforma, e o 2008, fabricado em Porto Real (RJ).
O 5008 tem 4,64 metros de comprimento. Seu espaço é um dos destaques. A distância entre eixos de 2,84 m garante grande conforto para quem vai no banco traseiro. Versátil, o carro permite a retirada do sexto e sétimo lugares, o que eleva a capacidade do porta-malas de 780 para 840 litros.
A fileira intermediária é formada por bancos independentes e conta com mesinhas do tipo avião nos encostos dos bancos dianteiros. O modelo reúne pontos positivos das minivans com o estilo e apelo dos SUVs.
A versão topo de linha, Griffe Pack, traz recursos eletrônicos de segurança como piloto automático inteligente (capaz de frear e acompanhar a velocidade do carro à frente), assistente de pontos cegos, correção e alerta de permanência na faixa de rolamento, leitor de placas de velocidade, detector de fadiga e assistente de farol alto. Deve responder por 70% do mix de vendas.Novo SUV da Peugeot mede 4,64 metros. Tem boa posição de dirigir e muito espaço para passageiros e bagagem. Sexto e sétimo lugares podem ser removidos. Bancos individuais e mesinhas do tipo avião lembram as boas minivans.

Tanto o Griffe como o Griffe Pack recebem controles de tração e estabilidade e seis aibags. Os de cortina protegem também as cabeças de quem vai na terceira fila. A lista de itens de conforto e conveniência de ambos inclui teto solar panorâmico, revestimento interno de couro, ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura, saídas de ar para a fileira central de bancos, cortina para-sol nas portas de trás, sistema Isofix para prender três cadeirinhas infantis, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos e massagem.

A central multimídia vem com rádio AM/FM, Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link. O volante tem controles de áudio e telefonia. A garantia do 5008 é de três anos. Em abril os valores de tabela vão subir para R$ 157.490 e R$ 166.490.

Em 2017 a Peugeot registrou 26,8 mil automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil. Cresceu 4% sobre 2016, enquanto o mercado como um todo subiu 9,4%. Ana Theresa está certa de que a marca crescerá este ano com o 5008, com a demanda aquecida pelo 3008 e com os utilitários Expert e Boxer. No entanto, ela evita arriscar números.

COMO ANDA O 5008

Automotive Business dirigiu o 5008 na versão Griffe Pack por cerca de 150 quilômetros. Fica a boa impressão de um carro bem acertado, com suspensões firmes e posição de dirigir muito agradável, reforçada pelo volante pequeno e pelos bancos que seguram bem o corpo.
Já o desempenho está abaixo do que se espera de um SUV de mais de R$ 150 mil. Segundo a Peugeot, o 5008 acelera de zero a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge máxima de 206 km/h, mas as retomadas de velocidade em estrada são um pouco lentas e obrigam o motorista a reduzir duas, às vezes três marchas pelas borboletas atrás do volante. O fato de ter seis velocidades e a função Sport consegue diminuir, mas não eliminar a sensação de falta de potência, já que o carro pesa 1.632 quilos.
Da lista de equipamentos do 5008, os sistemas de alerta e permanência na faixa e também o piloto automático inteligente dão uma bela ajuda em estrada.

Assista ao vídeo do 5008