Próxima geração do sistema, revelado no conceito Inception, chega aos carros da montadora francesa em 2026
Na esteira de inovações levadas pelas montadoras à CES 2023 (Consumer Electronics Show), a Peugeot apresentou a próxima geração do sistema i-Cockpit, que promete, de acordo com a marca da Stellantis, design magnético, prazer instintivo e uma experiência de usuário perfeita.
O volante retangular, chamado pela fabricante de Hypersquare, substitui a convencional direção por um sistema steer-by-wire. É como se o condutor guiasse o veículo por meio de uma tela. Além disso, o novo centro de controle dispensa botões físicos.
“O reconhecimento de voz controla a experiência de condução e as pequenas entradas [no Hypersquare] tornam a condução divertida como um jogo da vida real”, disse Linda Jackson, CEO da Peugeot.
A previsão é de que o novo i-Cockpit, com o volante Hypersquare, chegue aos veículos de produção da montadora francesa a partir de 2026.
VEJA TAMBÉM:
– Sony e Honda revelam detalhes do seu carro elétrico na CES 2023
– BMW apresenta sedã com conceito de experiência emocional na CES 2023
Novo i-Cockpit chega antes ao Inception, conceito elétrico da Peugeot
A Peugeot mostrou seu novo i-Cockpit no Inception, veículo conceito que servirá de base para a identidade visual dos futuros modelos elétricos da marca. Identidade bastante ousada, vale ressaltar. O protótipo irá inspirar o design dos próximos EVs da fabricante, incluindo os compactos, já a partir de 2025.
O conceito se destaca por seu sistema elétrico de 800V, com um pack de baterias de 100 kWh de capacidade que possibilita uma autonomia de até 800 km.
Além disso, o Inception traz o sistema STLA AutoDrive, que permite condução autônoma de nível 4. A inteligência artificial reconhece o ocupante, ajustando os bancos e as configurações do carro de acordo com o que foi previamente definido pelo condutor.