Peugeot apresenta i-Cockpit com ‘jogo da vida real’ na CES 2023

Próxima geração do sistema, revelado no conceito Inception, chega aos carros da montadora francesa em 2026

Redacao AB

Redacao AB

Próxima geração do sistema, revelado no conceito Inception, chega aos carros da montadora francesa em 2026

Imagem de Destaque

Na esteira de inovações levadas pelas montadoras à CES 2023 (Consumer Electronics Show), a Peugeot apresentou a próxima geração do sistema i-Cockpit, que promete, de acordo com a marca da Stellantis, design magnético, prazer instintivo e uma experiência de usuário perfeita. 

O volante retangular, chamado pela fabricante de Hypersquare, substitui a convencional direção por um sistema steer-by-wire. É como se o condutor guiasse o veículo por meio de uma tela. Além disso, o novo centro de controle dispensa botões físicos.

“O reconhecimento de voz controla a experiência de condução e as pequenas entradas [no Hypersquare] tornam a condução divertida como um jogo da vida real”, disse Linda Jackson, CEO da Peugeot.

A previsão é de que o novo i-Cockpit, com o volante Hypersquare, chegue aos veículos de produção da montadora francesa a partir de 2026. 


VEJA TAMBÉM:

Sony e Honda revelam detalhes do seu carro elétrico na CES 2023
BMW apresenta sedã com conceito de experiência emocional na CES 2023


Novo i-Cockpit chega antes ao Inception, conceito elétrico da Peugeot

A Peugeot mostrou seu novo i-Cockpit no Inception, veículo conceito que servirá de base para a identidade visual dos futuros modelos elétricos da marca. Identidade bastante ousada, vale ressaltar. O protótipo irá inspirar o design dos próximos EVs da fabricante, incluindo os compactos, já a partir de 2025.

O conceito se destaca por seu sistema elétrico de 800V, com um pack de baterias de 100 kWh de capacidade que possibilita uma autonomia de até 800 km.

Além disso, o Inception traz o sistema STLA AutoDrive, que permite condução autônoma de nível 4. A inteligência artificial reconhece o ocupante, ajustando os bancos e as configurações do carro de acordo com o que foi previamente definido pelo condutor.