Peugeot 208 Turbo: Era só o que faltava?

Modelo estreia propulsor e marca francesa diz que, agora, abarca todo o segmento B-hatch. No entanto, outras novidades para o compacto seguem no radar

Marcus Celestino

Marcus Celestino

Modelo estreia propulsor e marca francesa diz que, agora, abarca todo o segmento B-hatch. No entanto, outras novidades para o compacto seguem no radar

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Pensei em dar início a este texto com uma pensata, com algo mais, digamos, abstrato. No entanto, em alguns casos, é melhor ser direto: o Peugeot 208, enfim, passa a vir equipado com motor turbo.

Há muito se falava que este era o calcanhar de Aquiles do hatchback da marca francesa. Lhe faltava, detratores e críticos disparavam, propulsor com fôlego suficiente, mais moderno que o antiquado 1.6 EC5 e, claro, turbo.


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Para vociferar agora ficou difícil. O Peugeot 208 recebeu o motor denominado Turbo 200. O propulsor, que rende 130 cv quando abastecido com etanol, é feito em Betim (MG) – o que evidencia que a sinergia entre as marcas da Stellantis está mais forte do que nunca.

Além da nova opção de motorização, o hatch passou por uma reformulação da gama. Abaixo, antes de seguirmos com o texto, mostramos todos os preços e versões do Peugeot 208:

  • Peugeot 208 Like 1.0 Firefly – R$ 75.990
  • Peugeot 208 Style 1.0 Firefly – R$ 86.990
  • Peugeot 208 Active 1.6 AT – R$ 97.990
  • Peugeot 208 Roadtrip 1.6 AT – R$ 102.990
  • Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT – R$ 99.990
  • Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT – R$ 109.990
  • Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT – R$ 114.990

Muitas opções, muitas cifras, certo? Justamente por isso, a Peugeot diz que, agora, o 208 abarca todo o segmento B-hatch. De acordo com a marca francesa, versões equipadas com o motor 1.0 Firefly dão conta de 58% dos concorrentes da categoria, enquanto as configurações com propulsor 1.6 “chegam junto” de 19%. O turbo made in Betim será responsável por preencher os 23% restantes.

Embora a Peugeot não fale em mix de vendas, dá para notar, pelos preços, que as versões com motor 1.6 ficaram espremidas entre as opções 1.0 e Turbo 200. A Stellantis até que elaborou ótima estratégia de pricing, e passa a vender as configurações mais em conta por cerca de R$ 10 mil a menos. Active e Roadtrip também foram barateadas. É uma gama que foi reposicionada de forma a fazer sentido, para bater de frente com Hyundai HB20, VW Polo e Chevrolet Onix.

Mas e quanto a Allure Turbo, que custa R$ 99.990? O preço, de acordo com a Peugeot, é promocional. Além disso, a versão tem menos equipamentos que a Roadtrip 1.6.

Peugeot 208 Turbo não será a única novidade

Mesmo assim, é muito pouco provável que a marca francesa mantenha as versões impulsionadas pelo motor 1.6 por mais tempo no mercado. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o 208 deverá adotar, em breve, tecnologia híbrida leve – a ser aplicada no propulsor 1.0 Firefly. 

Não à toa, Felipe Daemon, vice-presidente da marca na região, garante que a Peugeot seguirá com um papel de protagonismo no grupo com relação ao processo de transição energética.

“O processo de eletrificação da marca é um pilar estratégico global. Temos produtos competitivos e um mercado em crescimento, com oferta cada vez maior de veículos eletrificados. As manobras da marca Peugeot são muito assertivas, com ações muito estudadas. Mas posso dizer que, sim, vamos continuar sendo protagonistas [dentro do grupo]”, salientou o executivo.

Daemon também afirmou que “2023 e 2024 serão os grandes anos da marca Peugeot” na região. E, mesmo sem confirmar quaisquer lançamentos, garantiu que a companhia de origem francesa trará mais novidades. Tal discurso corrobora o que interlocutores disseram à Automotive Business.

“A Stellantis quer iniciar esse projeto por meio de um modelo de volume da Fiat, com o sistema híbrido leve alimentado pela bateria de 12V. Só que já estão nos planos para 2024, engatilhados, o novo 2008 e novas versões do 208, que, como você sabe, será reestilizado, com a mesma tecnologia”, afirmou a fonte.

Tal movimento seria a derrocada, no caso do hatchback, dos propulsores 1.6. Isso porque, ainda de acordo com pessoas ligadas à Stellantis, além da mitigação de emissões de gases com o corte do motor em questão, a Peugeot terá de reestruturar novamente a gama. Algo que, segundo as fontes, já foi devidamente pensado e amplamente estudado.

De volta ao Peugeot 208 Turbo: Ao volante

Mas voltemos ao Peugeot 208 Turbo para falar rapidamente de como o modelo se comporta com tal motorização. Rodamos cerca de 80 quilômetros na estrada guiando a série especial Style – que vem com rodas de 17” calçadas com pneus 205/45 R17. 

Antes de tudo, é bom frisar que o 208, feito sobre a plataforma CMP, sempre foi um hatch muito bom de “chão”. A marca diz que fez alguns ajustes na suspensão dianteira das versões com motor turbo e, de fato, nota-se que a carroceria tem menor rolagem e o modelo tem comportamento dinâmico que não abdica do conforto, mas garante firmeza. 

Dessa forma, atacar curvas não é um problema para o 208 Turbo 200. Assim como acelerações e retomadas, que também não geram quaisquer dores de cabeça para o motorista. O hatchback é ágil e tem condução divertida, especialmente por conta da direção elétrica direta e do volante de menor raio. 


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O motor 1.0 turbo bicombustível, que entrega ótimos 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm, casa com transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas e tem modo de condução Sport. E é aí que quebra a rocha.

A única penalidade do Peugeot 208 Turbo 200 2024 pode ser colocada nas costas do câmbio. Mesmo nas trocas manuais, a transmissão insiste em remover a diversão. Tudo bem que o hatchback não é um esportivo de estirpe (e nem tem a pretensão de tal), mas a progressividade e, às vezes, a morosidade da transmissão incomodam um pouco.

Mesmo assim, o compacto tem uma tocada muito boa. Em suma, valeu a pena esperar pelo 208 Turbo. Embora alguns consumidores ainda torçam o nariz para esse tipo de motorização por causa de um passado já distante, é muito provável que o hatchback ganhe mais adeptos.

Equipamentos do Peugeot 208 Turbo 2024

Vamos, aqui, nos ater aos itens das opções turbo do hatchback da Peugeot. Confira:

Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT: piloto automático e limitador de velocidade, sensor de ré e câmera traseira, rodas de liga-leve de 16”, insígnia Turbo 200 (que evidencia motorização), grade com detalhes cromados, capas dos retrovisores em preto brilhante, quatro alto-falantes e dois tweeters e entradas USB-A e USB-C.

Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT: teto panorâmico, carregador de smartphone por indução, rodas de liga-leve diamantadas de 17″, faróis Full LED, DRL em LED, sensores traseiros, câmera 180º, ponteira cromada, quadro de instrumentos i-Cockpit 3D, interior escurecido, pedais esportivos em alumínio, bancos em tecido, couro e alcantara com bordados em azul, painel de porta em couro e bordado em azul e volante multifuncional Sport Drive com revestimento em couro.

Peugeot 208 Griffe Turbo 200 CVT: teto panorâmico, bancos revestidos em couro, volante e painel de porta em couro, bem como apoio de braço para o motorista. Além disso, dispõe de carregador para smartphone por indução, iluminação interior traseira, faróis Full LED, seis airbags, quadro de instrumentos i-Cockpit 3D, sensores traseiros, câmera 180º, sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta de permanência em faixa.

208 2024 poderá ter acessórios da Mopar

A sinergia entre as marcas da Stellantis não se faz presente apenas no compartilhamento de motores ou plataformas, mas também em outros pormenores. Tanto é que o 208 2024 é o primeiro produto da Peugeot a oferecer aos clientes a possibilidade de personalização com itens da Mopar.

“Pesquisas nos indicam que os clientes da Peugeot valorizam muito essa possibilidade de exclusividade, de poder montar o carro, de personalizar o veículo. Estamos dando o primeiro passo, mas a Mopar certamente se tornará uma parceira cada vez mais forte e estratégica”, destacou Felipe Daemon, vice-presidente da marca de origem francesa.

O Mopar Pack Launch tem preço promocional de R$ 4.330. De acordo com a Peugeot, acrescenta ao 208 Turbo spoiler dianteiro e traseiro, saia lateral, ponteira esportiva, luz interna branca e projetor de logotipo.

Garantia

A Peugeot segue em sua missão de tentar se livrar do estigma de empresa com pós-venda inadequado, adquirido há décadas. Justamente por isso, a marca oferece três anos de garantia total para o 208 Turbo sem limite de quilometragem. 

Para completar, a empresa lança o Peugeot Confiance, que garante três revisões pelo preço de uma para toda a linha Peugeot (à exceção do e-2008). No caso, da gama 208, para todas as versões, o pacote de 10 mil a 30 mil km ou 36 meses sai por R$ 530.