Para cobrir vácuo no mercado, Mercedes amplia linha de caminhões extrapesados

Atego passa a ter novas versões on e off-road para atuar em segmentos de logística, construção civil e mineração

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Atego passa a ter novas versões on e off-road para atuar em segmentos de logística, construção civil e mineração

Imagem de Destaque

Com o espaço deixado pela linha Axor, a Mercedes-Benz ampliou o catálogo de seus caminhões extrapesados. A fabricante alemã acaba de lançar novas versões on-road e off-road de sua linha de extrapesados Atego.

O lançamento é uma segunda etapa na renovação da linha iniciada no começo deste ano. Com as novas opões, a Mercedes tenta ter oferta em segmentos de mercado antes cobertos pela gama Axor (encerrada em 2023), como os setores de logística, mineração e construção civil.


LEIA MAIS:– 10 caminhões que marcaram a história da Mercedes-Benz no Brasil

– Mercedes-Benz apresenta caminhão guiado por controle remoto


O investimento na família Atego se justifica pelo seu bom desempenho comercial. A gama responde por 40% das vendas totais de caminhões da Mercedes no Brasil. No primeiro semestre, foram 3.700 unidades licenciadas.

Como são os novos caminhões extrapesados da Mercedes

Dentro desta estratégia, o novo Atego 1933 LS 4×2 foi desenvolvido de olho no segmento de transporte de cargas fracionadas, como operações em portos, indústrias e centros de distribuição, para curtas e médias distâncias.

O cavalo mecânico tem suspensão pneumática e capacidade máxima de tração (CMT) de 45,1 toneladas e é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). O motor é o OM 926 LA BlueTec 6, de seis cilindros e 321 cv, aliado à caixa automatizada de 12 marchas.


Participe das discussões sobre o impacto do agronegócio na evolução automotiva


Já o off-road 3133 6×4 quer tentar a sorte em segmentos como construção civil, mineração e agronegócio. Tem eixo dianteiro com molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos, e é equipado com bloqueio longitudinal e transversal.

O 3133 6×4 tem opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros e usa o mesmo conjunto mecânico do 1933 LS 4×2. Segundo a Mercedes, ele serve a aplicações como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta e betoneira.