Montadora chinesa vai entrar em mais três mercados europeus em 2024
O presidente da fabricante chinesa Xpeng, Brian Gu, disse que as montadoras alemãs estão focadas em enfrentar os problemas de produção de veículos elétricos. Segundo ele, as fabricantes da Alemanha se mostram “mais determinadas em mudar” para tentar acompanhar e enfrentar seus desafios em relação à produção.
O executivo chinês se alinhou ao discurso do presidente da associação das fabricantes alemãs, Hildegard Mueller. O dirigente diz que o país “perdeu a sua competitividade” e agora está numa “situação em que é necessário fazer investimentos”.
Fabricantes alemãs tentam recuperar mercados
Para Gu, a mensagem de Mueller é a de que as montadoras enfrentam uma crise muito forte. Porém, o executivo acredita que as fabricantes alemãs não querem perder tempo na questão da eletrificação.
“Acho que eles também estão mais determinados em recuperar o atraso depois de refletirem sobre essa experiência amarga”, afirmou.
Os comentários de Mueller foram feitos num momento em que a indústria automotiva europeia luta para aumentar a produção de veículos elétricos com a ajuda de parcerias e investimentos.
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Em 2023, das vendas de carros elétricos na Europa, 8% dos veículos foram fabricados por marcas chinesas, contra 6% no ano passado e 4%, em 2021. Os números são da consultora automóvel Inovev.
Globalmente, a China lidera as vendas de carros elétricos, de acordo com os dados mais recentes da consultoria Counterpoint.
“Startups como a Xpeng ainda precisam aproveitar a escala, a marca e os investimentos das montadoras alemãs para reduzir custos e sobreviver em um mercado cada vez mais concorrido”, disse Gu à Reuters.
Estratégia das chinesas é oferecer veículos elétricos mais baratos
Segundo ele, a estratégia das empresas chinesas, como Xpeng, BYD e Leapmotor, é elevar as margens com a entrada em mercados fora da Ásia, incluindo o europeu, com veículos elétricos mais baratos.
“As empresas chinesas inundam os mercados estrangeiros como cogumelos, aprofundando o seu sentimento de crise”, disse Gu.
A entrada da XPeng na Europa começou na Noruega com o sedã P7, em 2021. Em fevereiro de 2022, a empresa passou a atuar na Holanda, Suécia e Dinamarca.
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Agora, segundo Gu, a XPeng planeja entrar nos mercados da Alemanha, França e Grã-Bretanha em 2024. As vendas nestes países devem ser dos já conhecidos SUV G9 e do sedã P7.
A Xpeng fechou recentemente um acordo com a Volkswagen para produzir dois novos modelos na China. Outras marcas, como LeapMotor, também buscam parcerias para aumentar suas vendas globalmente.
“O mercado não está suficientemente maduro e todos os concorrentes ainda estão em busca de um bom modelo de negócio”, disse Gu, acrescentando que ainda existem muitas formas de as empresas alemãs e chinesas se complementarem.