Para Anfavea, produção de veículos sentiu o baque das importações

Entidade que representa as montadoras alegou que o aumento de carros vindos de fora levou as empresas instaladas no país a produzirem menos veículos este ano

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Entidade que representa as montadoras alegou que o aumento de carros vindos de fora levou as empresas instaladas no país a produzirem menos veículos este ano

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A produção de veículos no país encerrou outubro 0,6% menor na comparação com o volume produzido pelas montadoras nos dez meses do ano passado, com 1,9 milhão de unidades. O resultado foi divulgado pela Anfavea, a associação que representa as montadoras, na quarta-feira, 8.

Apenas em outubro, saíram das linhas instaladas no país 199,8 mil unidades, resultado 3% inferior ao aferido em outubro do ano passado, e 4,5% menor do que aquele registrado em setembro. Não foi o menor volume mensal do ano, mas marca um perfil de queda que se mostra uma tendência ao longo do semestre.


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Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, alega que a produção menor registrada pelas montadoras se deu em função do aumento das importações de veículos em 2023. Não fosse isso, disse leite, o setor teria produzido 57 mil unidades a mais em outubro, por exemplo.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), as importações de automóveis de passageiros cresceram 49% no acumulado do ano até outubro, na comparação com o mesmo período em 2022. O levantamento da pasta não divulga o volume de veículos que foram importados.

De qualquer forma, vale ressaltar que o desempenho do indicador de produção tem sido puxado para baixo também por causa da produção menor de caminhões.

O balanço da Anfavea mostra que as montadoras produziram 38% menos no acumulado do ano até outubro, na comparação com o janeiro-outubro de 2022.

As exportações menores também refletem no ritmo das linhas de montagem. O balanço da entidade aponta para retração de 13% nos embarques de veículos no acumulado do ano.

Apesar do aumento das importações de veículos, o presidente da Anfavea informou que as montadoras não revisaram seus planos de produção para o ano, ainda que isso possa ocorrer até dezembro.

“Aumentaram as importações de veículos produzidos na China, na Argentina e no México, mas até agora o volume importado ainda não levou as empresas a revisarem os seus planejamentos”, contou Leite.

Produção por segmento

A produção de automóveis no acumulado do ano somou 1,4 milhão de unidades, volume 0,7% menor do que aquele registrado em igual período no ano passado. Apenas em outubro, a produção somou 187 mil unidades, 10% a menos do que em outubro de 2022.

No caso dos comerciais leves, foram produzidas no acumulado do ano 354 mil unidades, 19% a mais do que no janeiro-outubro do ano passado. Em outubro, a produção chegou a 37,5 mil unidades, 65% a mais do que em outubro de 2022.

No janeiro-outubro saíram das linhas de montagem 82 mil unidades de caminhões, 38% a menos do que no mesmo período no ano passado, como já mencionado. Em outubro, a produção chegou a 10,5 mil unidades, 33% a menos do que outubro do ano passado.

A produção de chassis de ônibus, por fim, foi de 17,4 mil unidades, queda de 35% ante o volume produzido em igual período no ano passado. Apenas em outubro, o volume foi de 2 mil unidades, 33% a menos ante outubro de 2022.