Linha compacta ainda era produzida em Sorocaba (SP) para exportação e se despede para abrir espaço para futuro SUV híbrido
A despedida definitiva do Toyota Etios já tem data, hora, local e até razão. Conforme Automotive Business noticiou, hatch e sedã darão adeus às linhas de montagem de Sorocaba (SP), onde ainda eram feitos para exportação. Com isso, a fabricante abre espaço na unidade para produção do futuro SUV compacto híbrido.
Será no dia 31 de agosto o adeus oficial ao Toyota Etios. Lançado no Brasil em 2012, a linha compacta foi vendida até 2021 em nosso mercado. Depois, continuou sendo produzida no interior paulista e até ganhou uma versão para carga, chamada Aibo.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
O Etios foi exportado pela Toyota do Brasil para mercados sul-americanos, como Argentina, Peru e Paraguai. A notícia do seu adeus, inclusive, foi cantada primeiro pelo site argentino Motor1.
Ao todo, foram mais de 680 mil unidades do Etios produzidas em Sorocaba em 11 anos. Destes, 240 mil foram vendidos para países vizinhos.
Your browser doesn’t support this video format.
Oficialmente, a Toyota diz que o adeus ao Etios se dá em função da preparação da fábrica para “um novo modelo compacto híbrido flex”. Como também já dissemos aqui na AB, esse modelo é o crossover baseado no Yaris Cross, que ficará abaixo do Corolla Cross no line-up da marca no Brasil.
“O encerramento da produção do Etios não afetará os empregos ou operação da unidade da Toyota na cidade. A fabricante tem flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de acordo com a demanda interna e externa e com as movimentações de mercado”, garantiu a montadora em nota.
SAIBA MAIS:
– Toyota lidera exportações no primeiro semestre de 2023
– Toyota investe R$ 1,7 bi para produção de SUV compacto híbrido flex
Com o adeus ao Etios, a versão Aibo do compacto da Toyota também deixará de ser oferecida pela Kinto, a divisão de carros por assinatura da marca japonesa, no Brasil.