Novo Jeep Renegade ganha motor turboflex e aposta em equipamentos para justificar preço

Por R$ 123.990, SUV traz itens como 6 airbags e frenagem de emergência em todas as versões

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Por R$ 123.990, SUV traz itens como 6 airbags e frenagem de emergência em todas as versões

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A Jeep lançou nesta quinta-feira, 10, o novo Renegade. O SUV compacto traz novidades no design e a motorização 1.3 turboflex, que aposenta o antigo 1.8 flex. O modelo será vendido em quatro versões de acabamento: Sport, Longitude, Série S (esta uma novidade no portfólio) e Trailhawk.

Todas são equipadas com o motor T270 turboflex, que entrega até 185 cv com etanol. O antigo 2.0 turbodiesel de 170 cv sai de cena por causa das baixas vendas.

O SUV pode vir com tração 4×2 ou 4×4 e duas opções de transmissão: automática de 6 marchas (4×2) e automática de 9 velocidades (4×4).

Veja as configurações:

Renegade Sport 4×2: R$ 123.990

Itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico, modo Traction Control +, câmera de ré, central multimídia com tela de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis full LED, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema start-stop e três entradas USB.

Renegade Longitude 4×2: R$ 138.990

Mesmos itens da versão Sport mais central multimídia com tela de 8,4 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital com tela de 7 polegadas, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, faróis de neblina em LED, carregador de celular por indução, rodas de liga leve de 18 polegadas

Renegade Série S 4×4: R$ 163.290

Mesmos itens da versão Longitude mais câmbio automático de 9 marchas, tração 4×4, 7 airbags, sensor de pontos cegos, detector de tráfego traseiro, retrovisor interno fotocrômico, controle de velocidade em descidas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, Park Assist, farol alto inteligente, rodas aro 19, seletor de modos de condução, sensores crepuscular e de chuva, revestimento interno do teto em preto e teto solar panorâmico (opcional).

Renegade Trailhawk 4×4: R$ 163.290

Mesmos itens da versão Série S mais pneus de uso misto, acessórios off-road, suspensão elevada, rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, revestimento com costuras vermelhas e seletor de modos de condução com função Rock.

Design foi atualizado

Os designers da Jeep realizaram a segunda atualização no estilo do Renegade. Lançado em 2015, ele ganhou uma discreta atualização em 2019 antes da renovação apresentada nesta quinta-feira.

Segundo Peter Fassbender, head de design da Stellantis, o trabalho foi realizado em conjunto com a equipe norte-americana da Jeep. A diretriz principal foi a de não alterar as formas quadradas tão marcantes do Renegade.

No geral, o SUV traz novidades no desenho da grade frontal e do para-choque dianteiro, novas rodas de liga leve e lanternas traseiras com novas lentes. Por dentro, o Renegade ganhou o volante do Compass, novas opções de revestimentos internos e o painel digital que já equipa outros modelos do grupo Stellantis.

Novo coração

Como falamos lá em cima, o Renegade tem uma opção de motorização. O motor 1.3 turboflex rende até 185 cv e torque máximo de 27,5 kgfm quando abastecido com etanol. Será dele a missão de acabar com a fama do preguiçoso motor 1.8 flex, que, apesar dos 139 cv, não agradava quem gosta de pisar mais fundo.

De quebra, o novo conjunto (que é conhecido comercialmente pela sigla T270, em referência ao torque máximo em Nm) também aposenta o 2.0 turbodiesel. Até então, o motor equipava apenas as versões com tração nas quatro rodas, mas a baixa participação no mix de vendas da linha (menos de 10%, segundo a própria Jeep) determinou seu fim.

Inclusive, não há planos de ressuscitá-lo na linha Renegade, segundo a própria Jeep. O propulsor segue em linha nos modelos Compass e Commander.

Condições de venda agressivas

A fabricante garantiu uma quantidade substancial de veículos para atender à demanda inicial e assegurar os preços anunciados no lançamento.

“Nós reservamos um lote de 11.500 carros com as condições de preço de lançamento. Essas unidades estão separadas em três lotes. O primeiro deles terá 4.500 veículos para serem faturados entre fevereiro e março, e é destinado aos clientes que procuraram o antigo modelo nas concessionárias e concordaram em realizar um pré-cadastro para comprar o novo Renegade. O segundo lote é de 2.500 carros e deve ser faturado entre março e abril. E o terceiro lote inclui 4.500 carros com promessa de faturamento até 30 de abril. Vamos oferecer também 8% de desconto para venda direta ou até R$ 10 mil de valorização do seminovo Jeep em caso de venda para pessoa física”, afirmou Everton Kurdejak, diretor de operações comerciais da Jeep.