Honda Civic 2022 chega às concessionárias americanas no meio do ano
A 11ª geração do Honda Civic acabou de ser lançada nos Estados Unidos e segue aquele padrão recente para o sedã, que alterna o design mais conservador nas gerações ímpares com um visual ousado nas pares. A linha 2022 faz sua estreia mundial revelando um desenho mais comportado, como mostra a seguir a reportagem do site Primeira Marcha.
Assim, a carroceria do Civic 11 traz menos vincos e os elementos como faróis e lanternas seguem estilo mais tradicional. Olhando a traseira, por exemplo, é praticamente impossível não lembrar do Volkswagen Jetta. Traseira do novo Civic lembra o estilo do VW Jetta
O Civic norte-americano possui motorizações semelhantes às da 10ª geração vendida no Brasil, só que um pouco mais potentes. Configurações de entrada saem de fábrica com um 2.0 aspirado de 4 cilindros que gera 160 cv e 19,1 kgfm. Já as mais completas e caras são equipadas com o 1.5 turbo, também de 4 cilindros. Esse motor ganhou comando de válvulas variável no escape, além de um novo turbocompressor. Assim, a potência passou para 182 cv, enquanto o torque é de 24,5 kgfm. O câmbio é automático, do tipo CVT, para as duas motorizações. O estilo da 11ª geração do Civic ficou mais careta que o da anterior
O interior do Honda Civic 2022 traz grandes mudanças. Uma delas é um estilo mais minimalista, graças a um novo quadro de instrumentos em formato mais convencional. A novidade é que nas versões topo de linha, ele é totalmente digital, e conta com tela de 10,2 polegadas. Nas opções de entrada, a tela é menor, de 7 polegadas. Além disso, o Civic recebeu novas centrais multimídia – com 7 ou 9 polegadas, de acordo com a versão.
NOVOS AIRBAGS REVOLUCIONÁRIOS
Envolvida no maior recall do mundo, de airbags da Takata, a Honda resolveu trazer para o Civic 2022 um sistema que promete ser revolucionário. Com a intenção de reduzir as lesões cerebrais decorrentes de acidentes de trânsito, a bolsa do lado do motorista agora possui o formato de um donut, enquanto o airbag do passageiro tem abertura em 3 estágios. Segundo a Honda, as novas bolsas foram “projetadas para acomodar e controlar a rotação da cabeça”. Novo sistema de airbags da Honda foi revelado no Acura TLX
Além dos novos airbags, o Civic 11 traz o conhecido pacote de assistências Honda Sensing, que inclui equipamentos oferecidos no Accord vendido aqui no Brasil. A Honda diz que aprimorou o pacote, com a chegada do Traffic Jam Assist, com oito novos sensores. Segundo a empresa, isso permitiu que a tecnologia funcione de forma mais natural, além de ter reações mais rápidas ao usar o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Nas medidas, o Civic 11 ficou ligeiramente maior. São 4,67 m de comprimento (3 cm extras), 2,74 m de entre-eixos (3,5 cm a mais), 1,80 m de largura (mesma largura do modelo anterior) e 1,41 m de altura (2 cm a menos). Porém, o porta-malas encolheu 100 litros, passando para 419 litros. A distância entre-eixos ficou 3,5 cm maior
VEM PARA O BRASIL?
Ainda não se sabe se a nova geração será lançada no Brasil. A Honda não comenta oficialmente a possibilidade, porém existe uma grande dúvida se a marca vai continuar investindo no sedã médio em um cenário que se mostra cada vez mais complicado, principalmente pela concorrência com SUVs compactos e médios. Por enquanto, o Civic 11 foi revelado apenas na América do Norte. Por lá, o lançamento comercial será no meio do ano.
Caso o sedã apareça no Brasil, isso certamente não acontecerá antes de 2022. Isso porque a filial brasileira da Honda está concentrando suas atenções em outros lançamentos, como a nova geração do City e a chegada do inédito City hatch.