Voltado para as grandes metrópoles chinesas, Urbansphere tem condução autônoma e o maior espaço interno já criado pela marca
Para quem já está cansado de ouvir o termo home-office, prepare-se porque a Audi criou uma espécie de car-office. Esta é mais ou menos a proposta do Urbansphere, novo carro-conceito que a marca alemã apresenta de olho especialmente no pesado trânsito das grandes cidades da China.
Desenvolvido sobre a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), o SUV conceitual foi idealizado em conjunto pelos estúdios de projeto da Audi em Pequim e Ingolstadt (Alemanha). Com 5,51 metros de comprimento, 2,01 metros de largura e 1,78 metro de altura, o modelo tem direção autônoma Nivel 4 e diversos serviços digitais a bordo.
A maior cabine da história da marca
Além disso, segundo a Audi, traz a maior cabine já projetada pela montadora, justamente para funcionar como “terceiro espaço habitacional” do usuário: pode ser usado tanto como a extensão da casa, mas também como um escritório sobre rodas.
A ideia é que os passageiros possam usar a generosa cabine “híbrida” nos usuais congestionamentos das metrópoles chinesas. Para tal, volante e pedais são escamoteáveis, para liberar mais espaço, e o carro-conceito tem entre-eixos variável, que pode “esticar” até 3,40 metros, conforme a necessidade do motorista e ocupantes.
Ao mesmo tempo, o Audi Urbansphere promete aquela tal “experiência” a bordo para justificar sua proposta de ser a extensão de casa e do escritório. O carro traz conectividade totalmente sem fio e um pacote de serviços, que inclui alertas da agenda diária, streaming variado de vídeos e música, reservas de restaurantes e compras digitais para shows, teatros e jogos, de acordo com as preferências de cada um dos usuários.
Os bancos têm descansa-braços integrados e são giratórios. Desta forma, podem ser configurados para transformar o carro em uma sala de reuniões – ou mesmo em um sofá, como em uma sala de estar. Nos modos Relax e Entertain, o encosto se inclina em até 60 graus. Há até tela de privacidade no encosto de cabeça e cada banco tem zona sonora com alto-falantes particulares.
Meditação sobre rodas
Por falar em display, um dos destaques é a grande tela OLED transparente presa ao teto e que gira verticalmente entre as fileiras de bancos. Desta forma, os dois passageiros de trás têm um enorme monitor, tanto para assistir a um filme, como para participar de uma videoconferência.
O display pode exibir duas funções/imagens ao mesmo tempo, com exibição e uso independente para cada um dos passageiros. Por ser transparente, qQuando não está em uso, ela permite que os ocupantes vejam o que se passa na parte da frente do veículo.
Entre os itens “diferentões” do SUV-conceito, o sistema de detecção de estresse . O dispositivo faz uma leitura facial e analisa a voz para determinar como está o estado emocional dos passageiros. A partir daí, o equipamento oferece sugestões de relaxamento, como, por exemplo, um aplicativo de meditação que pode ser usado através da tela pessoal e a área particular de som.
Procura vaga e carrega sozinho
O Urbansphere é o terceiro modelo da linha conceitual que é a visão de mobilidade do futuro da Audi. A gama foi iniciada com o GT Skysphere e seguida pelo sedã Grandsphere. O SUV mostrado agora é o maior da gama até o momento e o primeiro a usar Nível 4 de condução autônoma.
Segundo a Audi, o Urbansphere pode até, sem necessidade de motorista, buscar os passageiros em casa. Além disso, pesquisa e encontra uma vaga de estacionamento e até carrega a bateria de forma autônoma.
O carro-conceito é movido por dois motores elétricos abastecidos por um módulo de bateria de 120 kWh posicionado entre os eixos. O conjunto gera potência total de mais de 400 cv e torque máximo superior a 70 kgfm.
A expectativa é que a bateria possa ter 80% de carga em menos de 25 minutos em carregadores rápidos e autonomia de até 750 km, de acordo com o padrão WLTP.