Manobra, segundo a montadora sueca, é para concentrar esforços no seu próprio desenvolvimento
O valor das ações da Volvo Cars cresceram mais de 24% nesta quinta-feira, 1, depois do anúncio feito pela fabricante que irá interromper o financiamento da subsidiária Polestar Automotive.
O grupo anunciou que pode transferir a gestão da marca para a Geely Holding, principal acionista da Volvo. Em relatório, a montadora informou que a Polestar está “entrando na próxima fase de sua jornada”, mas que o foco da empresa controladora está no desenvolvimento da Volvo Cars.
SAIBA MAIS:– Sem híbridos, Volvo traça estratégia para crescer no Brasil só com elétricos– Polestar anuncia parceiros para projeto de carro com zero impacto ambiental
“Estamos, portanto, avaliando um possível ajuste na participação acionária da Volvo na Polestar, incluindo a distribuição de ações aos acionistas da Volvo Cars. Isso pode resultar na Geely Sweden Holdings se tornando um novo acionista significativo”, acrescentou a empresa.
A Volvo detém 44% das ações da Polestar, participação que controla desde 2015, mas a empresa tem enfrentado dificuldades desde seu IPO (abertura de capital), realizado em junho de 2022.