Montadora afirmou, no Salão de Munique, que está preparada para deixar de vender veículos a combustão na Europa
A Volkswagen apresentou no Salão de Munique, na Alemanha, um veículo-conceito elétrico compacto denominado ID GTI. “Estamos transportando o DNA do GTI para a era elétrica”, disse o CEO da marca VW, Thomas Schäefer, por meio de comunicado.
VEJA MAIS:– Grupo Volkswagen prepara corte de custos de € 3 bilhões– CEO da VW decreta o fim da Seat
O conceito remonta ao Golf GTI original, revelado pela primeira vez há 48 anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1975. Os detalhes originais incluem um controlador central inspirado em uma bola de golfe no lugar da alavanca de câmbio e o tecido interior com padrão xadrez.
A VW não informou números de desempenho ou potência do carro, mas disse que as melhorias incluem um bloqueio do diferencial do eixo dianteiro que melhora a tração.
Volks vai abandonar carros a combustão
Mas o primeiro dia de evento da montadora em Munique não teve apenas a apresentação de novos produtos. Assuntos regulatórios também foram abordados na oportunidade.
Segundo o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, a montadora está pronta para deixar de vender carros movidos a combustíveis fósseis na Europa em 2035, considerando o crescimento da oferta de veículos elétricos da companhia.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Ele disse, ainda, que através das suas parcerias na China, o Grupo Volkswagen será capaz de reduzir os custos das baterias. Isso seria fundamental, uma vez que as marcas chinesas, que conseguiram uma redução de custo em momento anterior, hoje estão melhor posicionadas nos mercados europeus em termos de preço.
“Acho que temos grandes chances”, disse Blume. “Sabemos como construir carros com qualidade superior. Teremos que trabalhar duro no lado dos custos”, finalizou.