Equipamento ultrarrápido garante 80% de carga e fará parte de corredor elétrico com quase 9 mil km
A escassez e a lentidão dos carregadores para carros elétricos durante viagens longas ainda são grandes empecilhos para os motoristas no Brasil, mesmo na BR-116, a Via Dutra, a rodovia mais importante do país, que liga Rio de Janeiro a São Paulo. De olho nessa “carência”, a Vibra (ex-BR Distribuidora) inaugurou o seu 1º eletroposto ultrarrápido na estrada nesta quinta-feira (30). O equipamento carrega até 80% da bateria em apenas 20 minutos.
O eletroposto é da rede de postos Petrobras e fica dentro do Auto Posto Arco-Íris, no km 82 da Dutra. O carregador ultrarrápido oferece três pontos de recarga, com plugues dos padrões CCS-2, CHAdeMO e conector Tipo 2. A potência máxima de saída é de 150 kW em corrente contínua e de 43 kW, em corrente alternada.
Em abril, Automotive Business viajou entre Rio e São Paulo em um carro elétrico Volvo C40 e constatou que os maiores desafios são os eletropostos ao longo do trajeto, com poucas unidades e alguns com defeito. Leia aqui essa experiência completa.
Eletropostos para carros elétricos vão conectar sete estados
O eletroposto é o primeiro de uma rede com 70 pontos que serão instalados pela Vibra até o fim de 2023 em 50 rodovias. Com mais de 9 mil km de extensão, o corredor elétrico vai ligar mais de sete estados brasileiros, conectando toda a região Sul e Sudeste do país e cidades como Brasília.
Segundo o CEO da Vibra, Wilson Ferreira Jr, essas regiões foram escolhidas porque 90% dos carros elétricos no Brasil hoje estão nas cidades “abaixo de Brasília”. Ele ressaltou, ainda, que o corredor elétrico vai ajudar a impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil, que apesar de ser a longo prazo, é fundamental para a descarbonização do transporte. Mesmo assim, citou o etanol como uma alternativa neste processo.
“Sabemos que o setor de transporte passará por mudanças com a transição energética e tendências de mobilidade que desafiarão a distribuição de combustíveis nos moldes do que temos hoje, visando a ampliação no consumo de renováveis”, pontuou Ferreira Jr. “Na construção desse caminho, o etanol tem um papel estratégico como combustível da transição. A tendência é aumentar esse consumo nos próximos anos.”
Segundo a Vibra, o projeto de eletrificação da rede de postos se consolidou após o aporte feito pela empresa na startup EZVolt, que tem a maior rede de eletropostos do Brasil, com 300 carregadores cara carros elétricos. Em parceria com a startup, o projeto oferece soluções de recarga em locais públicos, como estacionamentos, pontos comerciais, shoppings e condomínios.