Executivo substituirá Adalberto Maluf, que passa a integrar o governo federal
Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, foi eleito pelo conselho diretor como novo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O executivo substitui Adalberto Maluf, que renunciou na semana passada para assumir o cargo de secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Na reunião do Conselho, realizada na segunda-feira, 27, Bastos recebeu 16 votos, dos 23 possíveis. Ele ocupará a presidência da ABVE até a assembleia marcada para o dia 14 de abril, quando o seu nome será submetido a referendo pelos associados com direito a voto.
Uma vez confirmado pela assembleia, Bastos permanecerá na presidência até abril de 2024.
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“Nosso papel será construir pontes e estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as entidades empresariais e instâncias governamentais envolvidas com a eletromobilidade, e reafirmar o nosso firme compromisso com a agenda do transporte elétrico limpo e sustentável no Brasil”, afirmou o novo presidente.
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Ricardo Bastos disse que terá como prioridade apoiar políticas públicas de incentivo à mobilidade elétrica; integrar a indústria de veículos à de infraestrutura, peças e componentes e prestadoras de serviço; aprofundar os vínculos da ABVE com as universidades e ampliar a produção de informações inéditas sobre o mercado da eletromobilidade.
Ricardo Bastos passou pela Ford e Toyota e foi vice-presidente da Anfavea
Economista, Ricardo Bastos acumula 25 anos de experiência no segmento automotivo. Com passagens pela Ford e Toyota, participou de momentos decisivos dessas empresas e de projetos de expansão e construção de novas fábricas no Brasil.
Foi um dos responsáveis pela estratégia de eletrificação e introdução no país de veículos híbridos flex. Também atuou na área ambiental e de ESG, participando da criação e ocupando a presidência da Fundação Toyota do Brasil por sete anos.
Foi ainda vice-presidente da Anfavea por 14 anos, onde atuou na formulação de políticas públicas e regimes para o setor automotivo, com destaque para o InovarAuto e Rota 2030.