Renault interrompe produção do Captur e concede férias coletivas no Paraná

Montadora diz que decisão é temporária, mas SUV feito em São José dos Pinhais já saiu de linha na Argentina

Redação AB

Redação AB

Montadora diz que decisão é temporária, mas SUV feito em São José dos Pinhais já saiu de linha na Argentina

Imagem de Destaque

A Renault interrompeu temporariamente a produção da fábrica de São José dos Pinhais (PR). De acordo com a montadora, faltam componentes na linha, sobretudo chips. A empresa, inclusive, concedeu férias coletivas para os funcionários da unidade – a paralisação começou na segunda, 13, e dura até o próximo dia 17. No Paraná, são produzidos os modelos Kwid, Sandero, Logan, Duster, Captur, Oroch e o utilitário Master.


LEIA MAIS:– Renault confirma investimento de R$ 2 bi em nova plataforma no Brasil


A montadora decidiu pela aplicação das férias nesta semana, mas fontes ouvidas pela reportagem informaram que o Captur estava com a produção suspensa por falta de semicondutores há mais tempo. A montadora estaria priorizando a montagem de outros modelos, como Sandero e Duster, considerando o estoque de chips existente na unidade. Não haveria, portanto, o componente para todos.

Nas últimas semanas, a reportagem de Automotive Business consultou seis revendas da Renault nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. A conclusão é de que as concessionárias estão com baixos estoques. Algumas delas, inclusive, alegaram não receber veículos zero quilômetro da fábrica desde janeiro. 


– Inscreva-se no #ABX23, maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade


No ranking de vendas da Fenabrave, inclusive, o Captur não figura nem entre os 40 SUVs mais emplacados do ano. O que significa que o SUV sequer teve 100 unidades comercializadas no período.

Em comunicado oficial, a Renault afirma que “a falta de peças continua afetando a produção de alguns modelos e seguimos buscando soluções”. 6 mil funcionários compõem o quadro da fábrica de São José dos Pinhais.

Fim da linha na Argentina

Se no Brasil a suspensão do Captur é temporária, na Argentina ela é permanente. De acordo com o site “Motor1”, o SUV saiu de linha no país vizinho.

A Renault Argentina disse que “a atual gama de Captur que comercializamos desde 2016 será momentaneamente descontinuada”. Entretanto, perguntada sobre um eventual retorno do modelo ao mercado, a marca disse que “por enquanto, isso não está sendo avaliado”.

O Captur era oferecido na Argentina apenas com as motorizações 1.6 e 2.0. Esta última, aliás, foi descontinuada no mercado brasileiro após a estreia do motor 1.3 turbo, que nunca foi oferecido no país vizinho.

com Fernando Miragaya, Vitor Matsubara, Marcus Celestino e Bruno de Oliveira.