Rede dá conta de atender frota de carros elétricos no Brasil?

Podcast Mobility Now discute panorama do setor de energia no Brasil e o impacto dos carros elétricos

Redação AB

Redação AB

Podcast Mobility Now discute panorama do setor de energia no Brasil e o impacto dos carros elétricos

Imagem de Destaque


O custo com a energia elétrica no Brasil é um dos atrativos na hora de comprar um carro elétrico. Eles podem ser recarregados em casa, até em uma tomada comum, ou em eletropostos, a maioria ainda de graça. Mas com o avanço da mobilidade elétrica, será que o setor de energia brasileiro dá conta de atender a crescente demanda por eletricidade?

No quinto episódio do podcast Mobility Now, o gerente de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação da AES Brasil, Mathias Ludwig, afirma que o setor de energia deve suprir a demanda.

“O setor está menos preocupado porque o crescimento [da demanda] será gradativo”, disse Ludwig. As duas principais preocupações do setor, segundo o executivo, são a infraestrutura de recarga ineficaz, que gere sobrecarga em certos pontos, e garantir o uso de energia renovável. 

Carregadores domésticos evitam sobrecarga

Para evitar a sobrecarga da rede de energia, uma opção são os carregadores inteligentes e conectados. “Essas tecnologias conseguem garantir o funcionamento nos melhores horários, do ponto de vista de preço e pico de energia”, destacou o gerente da AES Brasil. 

O executivo apontou afirmou, ainda, que a abertura do mercado de energia vai permitir que as empresas de infraestrutura de recarga comprem direto do gerador de energia, incentivando a expansão desse mercado.