Ram Rampage estreia com preço e qualidades para abalar Hilux e companhia

Primeira picape nacional da marca parte de R$ 239.990 e terá duas motorizações

Redação AB

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Primeira picape nacional da marca parte de R$ 239.990 e terá duas motorizações

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A vida anda bastante interessante para a Ram desde quando passou às mãos da então FCA – Fiat Chrysler Automobiles, hoje Stellantis. A partir de 2012, a marca aproveitou a experiência adquirida pela Fiat no mercado brasileiro e renasceu no Brasil. O excelente desempenho foi essencial para o surgimento da Ram Rampage, a primeira picape média da marca feita no país.

O modelo chega à rede de concessionárias em três versões de acabamento, duas opções de motorização e predicados de sobra para incomodar Toyota Hilux e as demais concorrentes.

A gama será formada pelas configurações Rebel, Laramie e R/T. Quanto aos motores, o conhecido 2.0 turbodiesel ganha a companhia do possante Hurricane 4, um 2.0 turbo movido a gasolina que também equipa o Jeep Wrangler.

Confira os preços e versões da Ram Rampage:

  • – Rampage Rebel 2.0 turbodiesel: R$ 239.990
  • – Rampage Rebel 2.0 a gasolina: R$ 249.990
  • – Rampage Laramie 2.0 turbodiesel: R$ 249.990
  • – Rampage Laramie 2.0 a gasolina: R$ 259.990
  • – Rampage R/T 2.0 a gasolina: R$ 269.990

Para todos os gostos

Se você pretende concorrer com uma gama tão ampla de concorrentes, então é bom estar preparado para a luta. É por isso que a Rampage tem versões bem diferentes entre si. 

A Rebel é a mais indicada para quem gosta de fugir do asfalto. Equipada com pneus de uso misto, ela também traz apliques na cor preto fosco e bons ângulos de entrada e de saída. Quanto ao design, não há como esconder a semelhança com a 1500 Rebel.


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Mais luxuosa, a Laramie não economiza nos detalhes cromados do lado de fora. A cabine chama a atenção pelo esmerado acabamento em couro marrom.

A cereja do bolo, porém, é a versão R/T. Claramente feita para agradar os fãs de esportivos, a picape resgata a sigla que fez história no Dodge Charger. Além das faixas decorativas, ela tem rodas pretas de 19 polegadas e um acabamento interno de muito bom gosto que combina couro e suede.

Talvez não seja possível ver nas fotos, mas Rampage e Toro parecem dois veículos completamente distintos. O design abusa das linhas horizontais e verticais, uma característica presente nos modelos da Ram.

A frente é bastante robusta, com faróis afilados e capô bem alto. Atrás, a caçamba tem paredes elevadas e as lanternas têm luzes que formam a bandeira dos Estados Unidos. Este é um dos oito Easter Eggs espalhados pelo veículo, que estão presentes nos vidros e em lugares bastante inusitados na cabine.

Por falar nela, a Ram Rampage tem um visual bastante sofisticado por dentro e acabamento de ótima qualidade. Destaque para o uso de materiais típicos dos carros de luxo. Conforme a versão, ela traz diferentes combinações, que são condizentes com a proposta e o público de cada uma delas.

Motor de Wrangler

A Ram oferece duas opções de motorização. O conhecido motor 2.0 turbodiesel, que equipa os modelos nacionais da Jeep (e a Toro), entrega 170 cv e 37,7 kgfm, associado ao câmbio automático de nove marchas. 


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A maior novidade, porém, é o Hurricane 4, o mesmo que impulsiona o Wrangler. É um 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em meros 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h. Assim como no motor turbodiesel, a transmissão é automática de nove marchas.

A capacidade de carga varia de acordo com a motorização. São 1.015 kg nas versões a diesel e 750 kg, nas configurações a gasolina. O volume, porém, é o mesmo em todos os casos: são 980 litros na caçamba que traz protetor para evitar danos.

Bem recheada

Todas as versões da Rampage saem de fábrica com itens como 7 airbags, painel digital com tela de 10,3″, central multimídia com tela tátil horizontal de 12,3″ e o pacote ADAS com asisstentes à condução: alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa com correção de trajetória, alerta de tráfego cruzado traseiro, farol alto inteligente, sensor de pontos cegos.


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Além disso, toda a linha oferece faróis e lanternas de LED, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração e rodas de 18 polegadas (aro 19 na R/T).

A divisão de acessórios Mopar disponibiliza mais de 35 itens de personalização. Há tapetes com bordas elevadas, rodas de liga leve, santantônio, capota elétrica, estribos elétricos, soleiras das portas iluminadas em LED e engate para reboque. 

Para cativar quem compra pelo lado racional, a Ram acena com um plano interessante de revisão de 60 mil quilômetros. Na Rampage movida a gasolina, o pacote custa R$ 6.120 – uma diferença de quase R$ 4 mil a menos em relação à Ford Maverick.

A disparidade é ainda maior nas versões movidas a diesel, cujo valor é de R$ 4.464. Dependendo do concorrente, o preço das revisões pode custar até R$ 7 mil a mais. 

Além das revisões, o cliente pode incluir serviços de estética automotiva, fazendo com que a picape seja devolvida com lavagem, higienização interna e cristalização da pintura. Por fim, a Mopar oferece garantia estendida de 12 ou 24 meses.