Foram embarcadas em novembro apenas 28 mil unidades, apontou o balanço da Anfavea
As exportações de veículos em novembro caíram 6% em novembro na comparação com outubro, apontou o balanço da Anfavea divulgado na segunda-feira (6). Foram embarcadas no período 28 mil unidades, o pior resultado para o mês desde novembro de 2014.
No acumulado do ano, no entanto, o desempenho das exportações segue positivo. O levantamento da Anfavea mostrou que foram exportadas no janeiro-novembro 334,8 mil unidades, alta de 17% sobre o volume embarcado pelas montadoras em igual período no ano passado.
Do total exportado no acumulado do ano 310 mil unidades correspondem aos modelos leves, dentre automóveis e comerciais leves, alta de 15%. As exportações de caminhões somaram 20,7 mil unidades, alta de 80%. Já os embarques de ônibus somaram 3,6 mil unidades, 0,5% a mais.
De acordo com Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, os principais destinos das exportações de veículos produzidos no Brasil foram, em volume, Chile e Colômbia.
As exportações somaram, até novembro, US$ 6,8 bilhões aos caixas das montadoras, alta de 41,3% ante o volume faturado em igual período em 2020. Apenas em novembro, os recursos gerados pelas exportações chegaram a US$ 648 milhões.