Montadora concedeu férias coletivas na unidade alegando atualização nas linhas
A General Motors concedeu férias coletivas para os funcionários dos dois turnos da fábrica de Gravataí (RS), onde é o produzido o Chevrolet Onix. Nos dois períodos trabalham cerca de 2 mil funcionários, que ficarão em férias de 21 de fevereiro a 20 de março. Em nota enviada à reportagem, a GM informou que as férias foram concedidas por causa de atualizações que serão feitas na linha produção.
A fábrica instalada no sul do país passou boa parte de 2021 inativa por causa da falta de semicondutores. A produção foi reestabelecida no quarto trimestre após quase seis meses de paralisações e seguiu normalmente até segunda-feira, 7, quando a montadora teve de promover day-off (folga com desconto em banco de horas) por causa da falta de componentes, informou o sindicato dos metalúrgicos local.
As paradas ocorreram até esta quarta-feira, 9, e a entidade que representa os trabalhadores não conseguiu precisar se o day-off ocorre também na quinta-feira, 10.
Atualizações geralmente são feitas em montadoras quando há no horizonte a produção de um novo modelo, como acontece na própria GM, em São Caetano do Sul (SP), que aproveitou a inatividade causada pela falta de componentes na unidade para promover as mudanças necessárias para fabricar a nova picape Chevrolet Montana, que deverá ser apresentada ao mercado este ano.
Não é o caso desta vez na planta de Gravataí. Segundo o sindicato dos metalúrgicos, por ora não há nenhuma sinalização da montadora de que ali será produzido um novo modelo. A terceira geração do Chevrolet Onix produzido na unidade está no mercado desde 2019 e ostentou até o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o posto de modelo mais vendido do Brasil, espaço perdido para a Fiat Strada.
Produção segue normal em outras fábricas
A fábrica de motores que a montadora mantém em Joinvillle (SC), que fornece propulsores para as unidades de Gravataí e São Caetano do Sul, segue operando normalmente, informou o sindicato local. A planta opera em três turnos: nos dois primeiros, 580 funcionários realizam as atividades produtivas dos motores do Onix e do SUV Tracker. No terceiro, 70 funcionários trabalham na área de usinagem.
Situação normal também na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são montados os modelos Trailblazer e a picape S10. O sindicato de SJC informou que a planta trabalha em dois turnos com quadro formado por 4 mil funcionários. 700 deles entraram em lay-off, que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho, em novembro do ano passado e, em janeiro, retornaram às atividades.