Produção da GM em Gravataí vai parar por um mês

Montadora concedeu férias coletivas na unidade alegando atualização nas linhas

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Montadora concedeu férias coletivas na unidade alegando atualização nas linhas

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A General Motors concedeu férias coletivas para os funcionários dos dois turnos da fábrica de Gravataí (RS), onde é o produzido o Chevrolet Onix. Nos dois períodos trabalham cerca de 2 mil funcionários, que ficarão em férias de 21 de fevereiro a 20 de março. Em nota enviada à reportagem, a GM informou que as férias foram concedidas por causa de atualizações que serão feitas na linha produção.

A fábrica instalada no sul do país passou boa parte de 2021 inativa por causa da falta de semicondutores. A produção foi reestabelecida no quarto trimestre após quase seis meses de paralisações e seguiu normalmente até segunda-feira, 7, quando a montadora teve de promover day-off (folga com desconto em banco de horas) por causa da falta de componentes, informou o sindicato dos metalúrgicos local.

As paradas ocorreram até esta quarta-feira, 9, e a entidade que representa os trabalhadores não conseguiu precisar se o day-off ocorre também na quinta-feira, 10.

Atualizações geralmente são feitas em montadoras quando há no horizonte a produção de um novo modelo, como acontece na própria GM, em São Caetano do Sul (SP), que aproveitou a inatividade causada pela falta de componentes na unidade para promover as mudanças necessárias para fabricar a nova picape Chevrolet Montana, que deverá ser apresentada ao mercado este ano.

Não é o caso desta vez na planta de Gravataí. Segundo o sindicato dos metalúrgicos, por ora não há nenhuma sinalização da montadora de que ali será produzido um novo modelo. A terceira geração do Chevrolet Onix produzido na unidade está no mercado desde 2019 e ostentou até o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o posto de modelo mais vendido do Brasil, espaço perdido para a Fiat Strada.

Produção segue normal em outras fábricas

A fábrica de motores que a montadora mantém em Joinvillle (SC), que fornece propulsores para as unidades de Gravataí e São Caetano do Sul, segue operando normalmente, informou o sindicato local. A planta opera em três turnos: nos dois primeiros, 580 funcionários realizam as atividades produtivas dos motores do Onix e do SUV Tracker. No terceiro, 70 funcionários trabalham na área de usinagem.

Situação normal também na fábrica de São José dos Campos (SP), onde são montados os modelos Trailblazer e a picape S10. O sindicato de SJC informou que a planta trabalha em dois turnos com quadro formado por 4 mil funcionários. 700 deles entraram em lay-off, que é a suspensão temporária dos contratos de trabalho, em novembro do ano passado e, em janeiro, retornaram às atividades.