Por que a GM vai tirar Android Auto e Apple CarPlay dos carros elétricos?

Montadora está desenvolvendo com o Google seus próprios sistemas de infoentretenimento a bordo

Redação AB

Redação AB

Montadora está desenvolvendo com o Google seus próprios sistemas de infoentretenimento a bordo

Imagem de Destaque

A General Motors planeja eliminar gradualmente as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto, que permitem aos motoristas espelhar as interfaces de seus smartphones nos carros. 

O grupo automotivo vai substituir as tecnologias por sistemas de infoentretenimento integrados desenvolvidos em parceria com o Google para seus futuros veículos elétricos. A decisão da GM começará pelo Chevrolet Blazer 2024, o que pode ajudar a montadora a capturar mais dados sobre como os consumidores dirigem e carregam EVs.

Segundo o site Autoblog, a mudança também é uma resposta da GM à Apple na competição com o Google para capturar mais espaço em veículos na América do Norte. No passado, a Chevrolet, por exemplo, se gabava de oferecer mais modelos com Apple CarPlay ou Android Auto do que qualquer outra marca.

Elétricos da GM como plataformas para assinaturas digitais

Já com o Google a GM trabalha desde 2019 para desenvolver as bases de software para sistemas de infoentretenimento que serão mais integrados a outros sistemas de veículos. A montadora traça uma estratégia para que seus elétricos sejam plataformas para serviços de assinatura digital.


VEJA TAMBÉM:
Chevrolet corta versões de Onix, Tracker e Spin na linha 2024
GM testa integração do ChatGPT aos sistemas de seus veículos


De acordo com Edward Kummer, diretor digital da GM, e Mike Himche, diretor executivo de experiência em cockpit digital, a montadora se beneficiaria ao concentrar os engenheiros e o investimento em uma abordagem para conectar de forma mais estreita o infoentretenimento e a navegação no veículo com outros recursos, dispositivos de assistência à direção.

Os compradores de carros elétricos da GM com os novos sistemas terão acesso ao Google Maps e ao Google Assistant. O sistema de comando de voz seria sem custo adicional por oito anos, segundo a fabricante.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


A GM disse que os futuros sistemas multimídias oferecerão ainda aplicativos como o serviço de música do Spotify, o Audible e outros que atualmente os motoristas acessam por meio de smartphones.

A montadora diz que pretende continuar a oferecer os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto em seus modelos de combustão interna. Além disso, os motoristas poderão ouvir música ou fazer chamadas telefônicas em iPhones ou smartphones Android a partir do Bluetooth.