De acordo com a fabricante, utilitário esportivo é extremamente seguro e seu modelo mais rápido e eficiente
O Polestar 4 é dono de peculiaridade, no mínimo, curiosa: o SUV cupê não tem vidro traseiro. É isso mesmo que você leu. Apresentado no Salão de Xangai, o utilitário esportivo dispensa o vidro e deixa o condutor à mercê de uma câmera para poder se orientar. Mas será que isso é seguro? A fabricante, pelo menos, garante que sim.
A Polestar, joint-venture entre Volvo Cars e Geely Holding, diz que o motorista poderá observar tudo por meio de uma tela de alta definição, que apresenta um feed em tempo real do que ocorre na traseira. A câmera fica montada no teto do veículo. Pela foto que abre esta matéria, aliás, dá para notar seu posicionamento.
– Inscreva-se já no #ABX23, mais influente encontro do setor automotivo e da mobilidade
Thomas Ingelath, CEO da Polestar, afirmou que o condutor será capaz de poder observar com muito mais detalhes o que ocorre por meio do sistema. Especialmente, à noite, já que ele não mais “verá apenas dois pontinhos iluminados no retrovisor”. Vale ressaltar ainda que o feed digital pode ser desativado, de forma que o motorista possa ver os ocupantes do banco traseiro.
Sem vidro traseiro, Polestar 4 será rival do Model Y
Além de dispensar o vidro traseiro, o Polestar 4 promete ser o modelo mais rápido da fabricante. Estima-se que o SUV vá de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos na configuração com dois propulsores, que rendem 551 cv. Com um único propulsor o tempo sobe para 7,4 segundos. No entanto, a autonomia pode passar dos 480 km por conta da bateria de 102 kWh.
O Polestar 4 começa a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos em 2024. O modelo chega antes na China, e tem produção prevista para ter início ainda este ano na fábrica da Geely em Hangzhou.
No mercado europeu, o Polestar 4 será comercializado a partir de 60 mil euros, ficando posicionado abaixo do Polestar 3. Nos EUA, o modelo terá preço inicial de 60 mil dólares. Dessa forma o SUV cupê, embora um pouco mais caro, rivalizará com o Tesla Model Y.
LEIA TAMBÉM:
– Agência reguladora dos EUA investiga Tesla após volantes se soltarem sozinhos
A Polestar pretende vender 43 mil unidades do utilitário esportivo já em 2024. Para 2025, a previsão é de 79 mil unidades comercializadas. Assim, o modelo se tornará o segundo veículo mais licenciado da marca, perdendo apenas para o best seller Polestar 2.