Iniciativa reúne fornecedores, startups e instituições de pesquisa para desenvolver veículo com ciclo de vida sem emissões de CO2 até 2030
A Polestar anunciou nesta terça-feira, 23, as primeiras empresas que participarão do “Projeto Polestar 0”, que visa criar um veículo com zero impacto ambiental, sem emissão de CO2 ou demais gases do efeito estufa em todo o ciclo de vida do veículo.
A ZF Group será o primeiro grupo fornecedor Tier 1 da indústria automotiva a participar do projeto, junto com SSAB, empresa sueca de fabricação de chapas e placas de aço; Hydro, ZKW, companhia norueguesa de alumínio e energia renovável; e Autoliv, maior fornecedor de segurança automotiva.
Rede de colaboração reúne vários setores
Apresentado em abril do ano passado, o “Projeto Polestar 0” produzirá um carro totalmente neutro em termos climáticos até 2030. O principal objetivo é evitar emissões de CO2 e demais poluentes ao longo de toda a produção do veículo, desde a aquisição de materiais até a produção, operação e reciclagem. Ou seja, não será necessário compensar as emissões com plantio de árvores ou compra de créditos de carbono – recursos hoje usados por grande parte da indústria automotiva para reduzir o seu impacto ambiental.
Para isso, a Polestar, joint-venture entre a Volvo Cars e a Geely Holding, está montando uma ampla rede de colaboração entre fornecedores da indústria automotiva, instituições de pesquisa, startups, investidores e organizações governamentais e não governamentais. A fase de desenvolvimento preliminar do projeto terá duração de quase três anos e o carro entrará em produção em 2030.
ZF vai desenvolver os sistemas automotivos
O papel da ZF nessa aliança se concentrará no desenvolvimento, fornecimento e produção de drivetrains elétricos que têm o objetivo de atingir as metas máximas de sustentabilidade. No caso da empresa alemã, ela terá a missão de encontrar soluções de sistemas automotivos “fossil-free”, livres de combustíveis fósseis, que inclui a fase final de vida dos veículos
“Nossa tarefa de pesquisa conjunta investigará o acionamento elétrico completo para descobrir qual tipo tem o potencial para atingir a fabricação líquida zero. Nosso esforço alinhado para soluções ‘fossil-free’ nos permitirá explorar outras áreas e componentes, à medida que progredimos com a construção do veículo de zero emissões líquidas”, disse o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, em comunicado à imprensa.