Foram 176 mil veículos elétricos vendidos em 18 países do continente
Em dezembro de 2021, os europeus compraram mais carros elétricos do que carros a diesel, aponta o relatório European Electric Car Study do analista alemão Matthias Schmidt, que acompanha o setor. Os elétricos representaram 20% do total vendido, enquanto os a diesel foram 19%. É a primeira vez na história que isso acontece.
Foram 176 mil veículos elétricos vendidos em 18 países do continente, um aumento de 6% em relação a dezembro de 2020. Os carros a diesel totalizaram 160 mil. O Model 3, da Tesla, foi o elétrico mais vendido, seguido pelo ID 3, da Volkswagen, segundo números preliminares da consultoria Jato Dynamics.
Os fatores responsáveis por essa mudança, segundo o relatório, são os incentivos governamentais à adoção de veículos elétricos, incluindo leis mais rígidas contra emissões de gases estufa, e também a maior oferta de modelos disponíveis e a maior consciência ambiental por parte do público.
Os carros a diesel representavam mais da metade do mercado europeu em 2015. Foi quando aconteceu o “Dieselgate”, escândalo em que foi descoberto que a Volkswagen falsificou os índices de emissão de CO2 para vários de seus veículos. O episódio repercute até hoje e as vendas de carros a diesel têm caído gradualmente desde então.