Os 10 carros mais icônicos dos 70 anos da Volkswagen no Brasil

De Kombi a Fox, marca alemã produziu modelos emblemáticos que ditaram tendências no país

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

De Kombi a Fox, marca alemã produziu modelos emblemáticos que ditaram tendências no país

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Em 2023, a Volkswagen celebra 70 anos do início de suas atividades no Brasil. A fabricante se estabeleceu de forma oficial no país em 1963, embora seus veículos já fossem produzidos por aqui antes disso em regime CKD.

Em nova reportagem da série sobre as sete décadas da marca no país, Automotive Business esteve na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, para visitar a Garagem Volkswagen. O acervo reúne alguns dos carros mais icônicos da fabricante alemã vendidos no mercado brasileiro.


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Foi lá onde mostramos 10 dos modelos mais importantes em 70 anos da VW por aqui. Vale ressaltar que não separamos os carros por ordem de importância, tampouco por preferência. Confira nossa lista abaixo e assita ao vídeo com esssas preciosidades sobre rodas.

Kombi

A Kombi foi o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen no Brasil, em 1957. E também o carro mais longevo da empresa por aqui: a perua foi produzida por 56 anos consecutivos, e só saiu de linha em 2013 por conta da iminente lei que obrigava todos os veículos novos a saírem de fábrica com airbag duplo frontal e freios ABS.

Durante as quase seis décadas de vida, a van teve pouquíssimas mudanças em seu projeto original. Passou por três atualizações visuais e ganhou porta lateral corrediça, mas a alteração mais significativa foi a troca do motor a ar por um refrigerado a água que veio do Fox.

Fusca

Eis o maior ícone da história da Volkswagen. Lançado em 1959, foi um dos maiores sucessos da marca no mundo e lógico que também vendeu muito por aqui.

Apesar de ser originalmente conhecido apenas como “Sedan”, o modelo rapidamente foi apelidado de Fusca, aparentemente pela dificuldade em pronunciar a palavra “Volks” (povo, em alemão) do nome Volkswagen. O nome, porém, só foi adotado oficialmente pela VW nos anos 1980.

O Fusquinha saiu de linha em 1986 com mais de 3 milhões de unidades produzidas, mas voltou em 1993 à pedido do então presidente da República, Itamar Franco, no auge dos carros populares. Mas esse segundo mandato do besouro foi mais breve e durou só três anos.

SP1/SP2

O SP1 era um projeto 100% brasileiro de um esportivo sobre a base da perua Variant. Lançado em 1972 juntamente com o irmão mais famoso SP2, ele chegou para enfrentar o Puma, mas não fez tanto sucesso assim.

As diferenças entre SP1 e SP2, aliás, estavam basicamente na motorização: enquanto o primeiro tinha motor de 1,6 litro, o segundo trazia um conjunto mais potente de 1,7 litro.

Apesar de muito bonito, ele teve vida curta e saiu de cena em 1976. Hoje é um dos carros mais cobiçados por colecionadores do mundo inteiro e exemplares em perfeito estado de conservação são vendidos por quantias exorbitantes.

Brasília

A Brasília nasceu com a ingrata missão de aposentar o Fusca (ainda que de forma gradual), mas conviveu em harmonia com seu primo mais famoso. Desenvolvido no Brasil, o projeto estreou em 1973 chamando atenção pelas formas retas que privilegiavam o espaço interno.

Há quem diga que a Brasília teria inspirado os alemães no desenvolvimento do Golf, que foi lançado na Europa um ano após, em 1973. Seja como for, a Brasília fez bastante sucesso, teve uma versão quatro portas para exportação e foi vendida até 1982.

Passat

Quem também marcou época foi o Passat. Bonito e confortável, ele foi o primeiro Volkswagen com motor dianteiro e refrigerado a água no Brasil. As versões esportivas, como a TS e a GTS Pointer, fizeram bastante sucesso pela proposta de esportividade.

O Passat foi fabricado de 1974 a 1988, saindo de cena com quase 900 mil unidades produzidas. O modelo voltaria em uma geração bem mais moderna a partir dos anos 90, já importado da Alemanha.

Gol

O Gol é um carro que dispensa apresentações. Projetado no Brasil, ele estreou em 1980 e deu origem a uma família completa: depois dele vieram o sedã Voyage, a station-wagon Parati e a picape Saveiro.

Em 1987 o Gol virou o carro mais vendido do Brasil, permanecendo nessa posição por 27 anos consecutivos. Ao longo de três gerações e 42 anos de história, o hatch teve quase sete milhões de unidades produzidas até 2022, quando se despediu com a versão Last Edition, limitada a 1.000 veículos.

Santana

O Santana foi um marco na história da Volkswagen no país. Lançado em 1984 e baseado no Passat alemão, teve itens incomuns para a época, como câmbio automático, e a luxuosa versão EX, com bancos de couro e rodas BBS. O sedã também foi o primeiro carro nacional a sair de fábrica com freios ABS.

A station-wagon Quantum, que estreou em 85, também fez bastante sucesso com seu enorme porta-malas. Nas décadas seguintes, a dupla passou por uma grande reestilização e ganhou motores mais modernos. Ambos resistiram até os anos 2000, com a Quantum saindo de linha em 2001 e o Santana, em 2006.

 


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Golf

Se o Gol foi o nosso artilheiro, na Europa esse posto pertence ao Golf. O hatch médio era vendido por lá desde meados dos anos 70, mas chegou ao Brasil apenas duas décadas depois, ainda na terceira geração.


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O Golf virou nacional em 1999, já na quarta geração, e fez bastante sucesso. Além das cobiçada versão GTI, o modelo teve variações bastante exclusivas, como o Golf VR6. O carro foi vendido como série limitada de apenas 99 unidades e tinha o motor 2.8 de seis cilindros que entregava 200 cv.

O hatch deixou de ser oferecido por aqui em 2020, mas na Europa está firme e forte na oitava geração.

Polo

O Polo estreou em 2002 com a proposta de ser um hatch mais refinado do que o Gol, antecipando a tendência dos compactos premium que viraria moda anos depois. Com uma qualidade de construção mais esmerada, o Polo saiu de linha em 2015 para voltar dois anos depois.

Esta geração, inclusive, é a mesma comercializada atualmente. Ela passou por uma reestilização em 2022, desta vez com um visual diferente do carro europeu. Em meados deste ano, o carro deu origem ao Polo Track, um modelo de entrada concebido para preencher a lacuna deixada pelo Gol.

Fox

A plataforma PQ-24 trazida pelo Polo deu origem ao Fox, que foi um dos carros mais importantes da marca no país. O hatch estreou em 2003 com foco no amplo espaço interno, trazendo importantes elementos do projeto, como teto mais alto e banco traseiro corrediço. Esse conceito só foi replicado pela concorrência anos depois.

O Fox também foi o primeiro carro brasileiro da Volkswagen a ser vendido na Europa, onde tinha carroceria de duas portas e motor 1.2. Após passar por duas reestilizações, o modelo saiu de linha em 2021 após 18 anos e quase dois milhões de unidades produzidas.

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