Ônibus elétrico da VWCO entra em produção no segundo semestre

Segundo montadora, chassi elétrico terá sistema de frenagem regenerativa

Redação AB

Redação AB

Segundo montadora, chassi elétrico terá sistema de frenagem regenerativa

Imagem de Destaque

A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai começar a produzir a sua versão de ônibus elétrico este ano. O modelo, o e-Volksbus, está em desenvolvimento no centro de engenharia, em Resende (RJ), e compartilha de componentes e tecnologia com o caminhão e-Delivery já fabricado pela empresa. 

“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, disse Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. 


VEJA MAIS:

– Com Caminho da Escola, Volkswagen Caminhões e Ônibus retoma segundo turno

– Volkswagen Caminhões e Ônibus espera retomar vendas do e-Delivery para a Ambev


Segundo a companhia, os primeiros testes do e-Volksbus aconteceram em maio do ano passado e o modelo apresentado no evento de hoje tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

O modelo também é equipado com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do ônibus, informou a VWCO.
Segundo a companhia, o modelo utiliza a solução de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros. 

A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. Isso permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro, informou a Volkswagen Caminhões e Ônibus.