Segundo montadora, chassi elétrico terá sistema de frenagem regenerativa
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai começar a produzir a sua versão de ônibus elétrico este ano. O modelo, o e-Volksbus, está em desenvolvimento no centro de engenharia, em Resende (RJ), e compartilha de componentes e tecnologia com o caminhão e-Delivery já fabricado pela empresa.
“Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, disse Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”.
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Segundo a companhia, os primeiros testes do e-Volksbus aconteceram em maio do ano passado e o modelo apresentado no evento de hoje tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.
O modelo também é equipado com sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a autonomia da bateria e reduz o desgaste dos freios do veículo, e o sistema Eco-Drive Mode, que ajusta o consumo de energia do ônibus, informou a VWCO.
Segundo a companhia, o modelo utiliza a solução de arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros.
A configuração foi concebida pela Engenharia Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen. Isso permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro, informou a Volkswagen Caminhões e Ônibus.